quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Um obrigado a finansfera

É simplesmente sensacional o tanto de informação boa sobre finanças e blogs que tem por aí.

Dentre todos os blogs daqui tem um conteúdo muito completo falando de assuntos que raramente iríamos ver em alguma mídia tradicional, já que o mais normal é oferecer produtos com grandes taxas ou com uma comissão por fora.

FIIs, Tesouro Direto, Ações, Estratégia de Investimentos, Alocação de Portfólio, é muito conteúdo de qualidade.

O conteúdo é muito bom comparado a maioria de recursos que tem por aí, e o melhor de tudo: é grátis.




São tantos blogs sensacionais por aí que fica difícil comentar sobre todos, mas um agradecimento em especial pra esses blogs com ótimo conteúdo:

Viver de Renda

Provavelmente o blog que li mais vezes. Tem conteúdo desde 2009 sobre sua estratégia de investimentos e de como construiu sei patrimônio e atingiu a independência financeira. Só de ler o blog do Viver de Renda já vale como ler um livro de finanças.

Blog d'Uó

Compartilha diversas estratégias e projetos que funcionaram pra ele e mostra os resultados, vem investindo faz um bom tempo e produz um ótimo conteúdo, não é a toa que é um dos blog mais famosos da finansfera.

Além da Poupança

Criou a famosa planilha de aportes e rendimentos usada pela maioria dos blogs e vem compartilhando ótimas dicas de investimentos desde a criação do blog. É fácil ver sua evolução acompanhando os seus posts.

Independência Financeira ou Morte

Apesar de ser um blog relativamente recente, mostra como chegou ao sonhado milhão trabalhando. Ainda está em busca da IF completa, mas tem várias dicas no blog sobre o mercado de trabalho, viagens, compras.

Pobre Japa, Funcionário Publico Investidor, Ele não surfa nada

Cada um mais ou menos na metade do caminho da IF com sua estratégia, com aportes e posts constantes sempre compartilhando um bom conteúdo.

Cowboy Investidor

Um dos caras que mais compartilhou conteúdo em 2018. Mostrou sua história de como apesar de sair da "roça" e sair de um divórcio onde quase perdeu tudo, conseguiu levantar a cabeça e viver uma vida boa aportando.

Pensamentos Financeiros

Sempre com longos textos que levam a reflexão. Já viajou bastante pelo mundo, sabe muito de diversos investimentos e hoje vem curtindo a IF.

Corey Investidor

Outro que tem no seu blog sua história de como conquistou a IF, de dono de empresas a empregado (por opção) e que recentemente trocou o Brasil por Portugal pra ter mais qualidade de vida.

Executivo Pobre

Ótimas dicas sobre o mercado de trabalho, negociação e mundo corporativo. Conseguiu ser promovido para uma posição pra trabalhar nos EUA e agora vem aportando em dólar e curtindo a jornada viajando nas terras do Tio Sam.

Frugal Simples

Tive sorte de acompanhar desde o início do blog e ver toda a evolução do Frugal, sua história, a chegada do primeiro milhão, estratégias de investimentos, gastos, sua empresa, e várias dicas sobre a vida em geral.

É um cara diferenciado e que está quase chegando na IF.

Jovem Frugal

Deve ter gastado um tempo enorme em 2018 apenas montando o ranking de finanças, largou seu emprego pra investir no próprio negócio e viu seu patrimônio ir de pouco menos de 100 mil reais até 500 mil reais com a queda das criptos.

Ninguém tem bola de cristal pra advinhar o futuro das criptos e o patrimonio acabou caindo e muito, mas tenho certeza que ainda vai chegar na IF.

Mestre dos Centavos

Sempre comentando nos blogs e compartilhando suas histórias e rolos pra chegar na IF, um dos caras mais carismáticos da finansfera, assumiu o ranking das finanças por um tempo antes de passar o trono pro Jovem Frugal.

E pra alguns blogs que já existiram mas que ainda não estão na ativa.

Projeto Free Lifestyle

Na minha opinião um dos melhores blogs com dicas não apenas sobre finanças, mas como ser um adulto e viver uma vida de sucesso. Rover já atingiu sua independência financeira e abandonou o blog por medo de processos por falar umas (muitas) verdades.

Hoje deve estar vivendo tranquilamente em uma cidade pacata dos EUA com uma qualidade de vida infinitamente melhor da que temos aqui.

Pobretão

Tinha conselho muito conselho bom por lá, principalmente pra quem é mais jovem (15-25 anos).

Na sua eterna busca pelo milhão, que ele diz que vai voltar pra compartilhar quando atingir, sempre abordou vários conteúdos interessantes fazendo 2 posts por semana.

Tais como:

- Que carreira seguir
- Como não aumentar seu estilo de vida ao ganhar mais e armadilhas do consumismo
- Como lidar (e sobreviver) no mundo corporativo
- Como se exercitar em casa e cuidar da alimentação
- Cidades boas para se mudar após conquistar a IF e ter uma boa qualidade de vida

Foi polêmico com alguma de suas opiniões, o que é provavelmente deixou o blog ainda mais popular, mas sempre foi muito autentico.

Viver de Construção

Sempre ativo comentando nos blogs e atraiu muita gente pro seu blog, compartilhou sua estratégia de construção de imóveis, investimentos com FIIs, projetos digitais e de como construiu seu patrimônio a partir do seu trabalho.

Estava relativamente perto da IF e por ironia do destino faleceu no ano de 2017 apesar de fazer exercícios e se cuidar. Uma grande perda pra finansfera.  Só posso desejar o melhor pra família.


-

Existem muitos e muitos outros blogs por aí também com ótimo conteúdo que não citei porque senão  a lista teria no mínimo 50 nomes e tempo é escasso pra ler tudo isso.

Peço desculpas se você tem um blog e produz bom conteúdo ou se esqueci de alguém importante. Fique livre pra colocar nos comentários um blog que fez a diferença na maneira como você pensa.

É muito legal ler a história de cada um, e saber que existem mais pessoas como nós nessa jornada pela Independência Financeira.

Sou um mero jovem de menos de 25 anos e aprendo muito com todos vocês que compartilham suas histórias de sucesso, em um país onde quase 70% da população estão com dívidas e não sabem cuidar do seu dinheiro.

Ainda estou longe da sonhada IF, mas sei que estou no caminho certo.

Obrigado pelo todo o conteúdo, e que venha muito mais em 2019! Sucesso pra todos nós.

9 comentários:

  1. Obrigado pela menção do meu blog Jovem Poupador.
    Aqui é um lugar para ficar trocando idéia e aprendendo uns com os outros, é quase um alcoolicos anonimos no bom sentido da palavra.
    Grande blogueiros já contribuiram bastante e outros tem muito mais a contribuir.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alcoólicos anônimos das finanças, gostei da ideia, rs.

      Mas aqui é um lugar de muito aprendizado mesmo, acho muito bacana. Provavelmente já gastei mais tempo lendo blogs do que deveria, mas é bem legal ler a história e a evolução de cada um todo mês.

      Abraço!

      Excluir
  2. Show de bola, que resumo hein. Parabéns!

    Fica com Deus e um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, Jovem Poupador. Comecei há duas semanas na blogosfera e já vi vários blogs sobre finanças que agregam muito conteúdo para todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conteúdo é o que não falta por aí Investidor do Sertão, é só garimpar que tem muita coisa boa.

      Seja bem vindo! Abraço.

      Excluir
  4. Muito obrigado Jovem!
    Tamo junto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc merece o sucesso Uó! Quero colocar em pratica algumas coisas que aprendi no seu blog, só falta o tempo agora, rs.

      Abraço.

      Excluir
  5. Como iniciante na Blogosfera esse post foi incrível cara!
    Sou Jovem em transição de curso da faculdade, depois de anos descobri o blogger e as maravilhosas pessoas que existem aqui e teu resumo da finasfera foi muito bom.

    Obrigado.
    Se puder dá uma olhadinha no meu Blog, tô começando depois de meses só lendo vocês haha.

    investindorapido.blogspot.com

    ResponderExcluir