domingo, 17 de setembro de 2017

Como perder dinheiro com moedas alternativas

Conforme falei no meu primeiro post, apesar de me considerar com um perfil bastante conservador, cheguei a conclusão devo manter um perfil mais agressivo devido a baixa idade, e pretendo deixar 80% dos investimentos em renda variável, e 20% em renda fixa.

Uma das maneiras que acabei encontrando de investir meu dinheiro, e onde acredito que posso conseguir retornos muito maiores do que na bolsa e do que na renda fixa, é investindo em criptomoedas, que buscam criar uma espécie de maneira de moeda digital, e substituir o dinheiro tradicional de papel por dinheiro digital. A grosso modo é isso, ou pelo menos é assim que eu entendo. 

Comecei a pesquisar um pouco mais sobre o assunto após a ver o Bitcoin quebrando vários recordes de valorização, e decidi de uma vez por todas que iria comprar algumas frações de bitcoins pra ver o que acontece. Esperto que sou, vi que o preço do bitcoin estava a 5000 dólares algumas semanas atrás, e como eu comprei estava por volta dos $ 4200, achei que estava fazendo o negócio do século, e comprei meus primeiros pedaços de bitcoin com meu suado dinheirinho. 


Eu me achando o gênio dos investimentos pensando nos meus futuros milhões que iria conseguir com o Bitcoin


Eis que começo a ouvir notícias sobre a China banir exchanges locais de Bitcoins do país, e dia após dia só começo a ver o valor do Bitcoin despencar, e junto com isso, meu belo portfólio.

Ou seja, após investir por volta de 4500 reais em Bitcoins e outras criptomoedas (que juro que vou detalhar em um post futuro), imagino que hoje devo ter uns 3500 de valor nessas criptomoedas. Sou muito bom mesmo, não acham?


Imagem copiada descaradamente do post sobre cripotmoedas do Brasileiro na Arábia: http://brasileironaarabia.blogspot.com.br/2017/07/investindo-em-moedas-alternativas-passo.html

Acabei ficando triste, principalmente nessa última quinta-feita quando fiquei sabendo que o Bitcoin despencou mais de 20%, nunca vou duvidar quando falarem em diversificação novamente...

Se uma queda dessas já me deixou desconfortável, fico imaginando como o saudoso Pobretão vivia com um all in na Eletropaulo, é simplesmente impossível ter tranquilidade com uma quantia tão grande em um rendimento variável como esse.

Apesar de estar no prejuízo, minha estratégia do post anterior não muda nada. Ainda acredito que o potencial das criptomoedas estão no médio a longo prazo (~2 a 10 anos), e que caso de certo esse tipo de investimento pode aumentar de maneira significativa meu patrimônio no futuro.

Se não der certo, paciência e que fique de lição para os investimentos futuros. No fim do mês eu faço um post detalhado sobre o que acabei cobrando esse mês, e um balanço mais detalhado sobre minhas finanças.





4 comentários:

  1. É assim mesmo. Também comprei ums BTC agora e só vi despencar. Mas tb confio no valor da moeda e sei que vou ganha com eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Sonhador Economico, também confio bastante no valor da moeda.

      Só não recomendo investir mais do que esteja confortável em perder, porque realmente as variações de preço são bem grandes entre as moedas virtuais.

      Abraço.

      Excluir
  2. Fala Jovem,

    Eu dei risada com a foto do cachorro e depois eu li que foi copiada do meu blog rsrs

    Coloca na cabeça uma frase que eu sempre utilizo "Voce só perde dinheiro se vende", ou seja, se desvalorizou o preço não importa, voce não vendeu desvalorizado, portanto não perdeu nada.

    Seja paciente que o preço ainda subira muito. Aproveite e invista em litecoin, uma vez que seus preços ainda estão ótimos.

    ResponderExcluir
  3. A foto foi copiada mas os créditos foram colocados certinhos de acordo com as regras da ABNT, rs.

    Faz bastante sentido essa frase, vou colocar isso na cabeça mesmo. Na verdade fiz o post porque fiquei um pouco chateado com a queda recente dessas moedas, mas como o foco do investimento é a longo não faz sentido ficar se preocupando com essas flutuações do mercado a curto prazo. Muita loucura ficar acompanhando variação diária de preço de moeda virtual.

    Pretendo comprar mais Litecoin sim, apesar de ainda depender bastante do Bitcoin hoje concordo com que a moeda têm bastante potencial pra aumentar de valor e realmente ser usada para transações no futuro, principalmente pela transferência ser mais rápida e barata que o BTC atualmente.

    Obrigado pelo comentário BnA, abraço.

    ResponderExcluir