domingo, 16 de junho de 2019

Fechamento semestral - R$32,845.13


Olá poupadores,

Blog abandonado nos últimos meses por alguns bons motivos, mas que ainda assim não justificam a falta de frequência de postagens. Como não posto faz alguns meses, já vou chamar esse post de fechamento semestral. O fechamento mensal deve voltar nos próximos meses.

Novidades relevantes dos últimos 3 meses que são importantes de compartilhar:

- Aumentei a quantidade de aportes em praticamente 3x devido ao novo emprego!

- E finalmente sai da casa dos R$ 20.000!

Finalmente sai da casa dos 20k acumulados depois de mais de 1 ano nessa faixa

Como falei em algumas postagens atrás aqui do blog, já estava de saco cheio do meu emprego anterior fazia um bom tempo, e passei boa parte do final do ano passado e do começo desse ano procurando melhores oportunidades.

Acabei encontrando uma vaga aberta que paga praticamente 3x mais do que eu ganhava anteriormente na minha cidade do interior e finalmente mudei pra cidade grande e comecei a morar sozinho.

Sempre tive um certo preconceito com as cidades grandes (capitais) do Brasil porque o que se vê na TV é violência, alagamento, notícias ruins e etc, e fui positivamente surpreendido quando mudei de fato. 

Onde estou morando é mais seguro do que onde eu morava anteriormente, existem muito mais oportunidades de crescimento (eventos, networking, grandes empresas), pessoas qualificadas, salários altos, outras culturas, shows, atrações culturais, e por aí vai. A riqueza do país em geral realmente é concentrada em algumas poucas capitais. Poderia ter mudado faz pelo menos 1 ano ou até mais que eu estaria bem melhor do que estou atualmente. 

Como nem tudo são flores, o custo de vida é mais alto, o transito é horrível e dependendo da onde se mora é possível gastar mais que 2 horas de transporte pra ir e voltar do trabalho, o que na minha opinião não é aceitável.

Na minha opinião cidade grande é pra quem quer fazer dinheiro, quer estudar com os melhores, trabalhar em empresa grande, multinacional, empreender, etc. Tem que ter vontade de trabalhar e estar em busca de crescimento.

Pra quem é ferrado (infelizmente a maioria da população), ou pra quem quer se acomodar (o que não vejo nada de errado) não vale a pena.

Vou compartilhar o fechamento mensal e dar uma passada em alguns pontos que acho relevantes já que faz tanto tempo que não posto.

Criptomoedas

Finalmente essa categoria voltou a subir depois de 1 ano onde caiu praticamente 80%, e da um sinal de vida. 

Não tenho a menor intenção de comprar mais no curto prazo. Já tenho mais do que deveria alocado nessa categoria. Se subir novamente a níveis ridículos igual no final de 2017 eu vendo e realizo o lucro. Com o tempo espero diminuir a exposição nessa categoria devido aos aportes em outras.



Aportes

Minha nova meta de aportes para esse ano é de R$ 6000,00 por mês. 

Como eu me sinto com meus novos aportes

Pretendo aportar regularmente esse ano e juntar R$ 80.000 reais até o final do ano. Ter um dinheiro guardado traz uma sensação de tranquilidade pra mim e pra minha família, e é isso que busco em um primeiro momento. 

Dependendo de quem você é e da sua vida 80k pode ser muito ou pode ser pouco. Pra mim é uma quantia sensacional e que me coloca provavelmente na frente de 90% da população na minha idade (menos de 25 anos), mas sei que daqui 10 anos provavelmente não vai ser grande coisa, então o foco nos aportes e no trabalho continua o mesmo. O meu pelo menos foco é aportar e investir nos próximos 5 anos pra ter um futuro garantido. 

Queria muito ser milionário aos 30 (acho que mais pela marca de conseguir fazer antes dos 30 do que por qualquer outra coisa), mas de aporte + rendimento + tempo não batem. Em um cenário comum mantendo bons aportes creio que consigo chegar no milhão aos 33 anos, o que é muito bom pra alguém que começou praticamente sem nada. A IF por meios comuns (trabalho comum + rendimentos) deve vir por volta dos 44 anos. 

Claro que esses números são apenas uma fantasia. O futuro não é linear e existem n fatores sob os quais não temos controle, mas gostei desse exercício de imaginar o futuro. 



Alocação do aportes

Faz 2 meses que estou aportando praticamente apenas em Renda Fixa. Depois de torrar uma grana com viagens e gadgets ano passado fiquei quase sem reservas, o que é péssimo para o psicológico de quem investe.

Até queria investir um dinheiro em RV agora que finalmente acredito que tenho uma boa base de como funciona, mas não faz sentido pra mim já que ainda não tenho um colchão de segurança. Também tenho vários planos para o próximo ano na vida pessoal e não é prudente arriscar um grande valor que se vai precisar no curto prazo em RV. 

Nos últimos 2 meses coloquei o dinheiro dos aportes em Tesouro SELIC, NuConta, e em um fundo de Renda Fixa atrelado ao IPCA que vem rendendo um pouco mais que 10% nos últimos anos. Na minha visão não vejo nenhuma razão pra querer algo além disso no momento. 

Se tudo continuar como o planejado e eu conseguir juntar uma boa quantia até o final do ano devo diversificar comprando um pouco de IVVB11 ou ETFs do Brasil ou dos EUA, mas sinceramente não vejo razão pra perder muito tempo buscando rentabilidade enquanto o patrimônio for menor que 100k.

Por enquanto é isso amigos. Até a próxima.



4 comentários:

  1. Bem vindo de volta ao mundo dos posts !

    Cara, se vc for esperar fazer o colchão de segurança para começar a investir, talvez vc perca o bull run do mercado.

    Te adicionei no meu blogroll, gostaria da mesma gentileza !

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode até ser Poney... mas nesse momento prefiro a segurança de ter a certeza da RF até juntar um montante que eu considere que me deixe "tranquilo" e daí pretendo arriscar um pouco na RV.

      Provavelmente vão ter varios bull runs nos próximos 10, 20 anos, o negócio é continuar aportando alto e consistentemente que a mágica acontece.

      Vou te adicionar.

      Abraço!

      Excluir
  2. Com 6000 de aportes tu vai voar alto e rápido!

    Abraço e boa sorte,

    ICV.

    ResponderExcluir