domingo, 13 de setembro de 2020

Fechamento Agosto/2020 - R$150,083.27 (+ R$8,463.41 e primeiros dividendos da vida!)

Fala poupadores,

Bem vindos ao fechamento mensal mais atrasado da finansfera.

A carteira atualmente está assim:

E a alocação do portfolio:


Aumento de 9k esse mês no patrimônio, onde 11k foi de aporte, e desvalorização de quase 2k em criptomoedas (-12.81%) e cerca de 500 reais em renda variável (-0.72%).

Estratégia

O objetivo é trazer a alocação final em criptos para 5% do patrimônio total. Quem sabe quando chegar abaixo desse ponto eu compre mais durante as baixas. É algo para se pensar em 2021.

A desvalorização em RV (ações e FIIs) foi bem mais suave, e sem motivos para preocupações. Considero que montei uma carteira bem conservadora para ir me acostumando com a dinâmica do mercado e aprender aos poucos.   

Não existe o que fazer no curto prazo, a não ser comprar mais da categoria que está mais desvalorizada, seguindo a estratégia do Asset Allocation. Apenas pretendo transformar o que está em "dólares" em stocks dos EUA em algum momento. Vou levando a carteira no automático e estudando por enquanto nas horas vagas.

Uma coisa que gostei foi ver pela primeira vez na vida os dividendos e rendimentos na conta da corretora. Aproximadamente 50 reais em FIIs e quase 200 reais de BBSE3. 

Como toda vida deixei dinheiro apenas em Renda Fixa e Criptomoedas foi legal ver dinheiro na conta do nada. Agora entendi o porque ações que pagam dividendos são as queridinhas do pessoal. 

Carteira também mostrando o valor total em dólares e euros para manter a humildade e continuar motivado a sempre trabalhar e ganhar mais. Eu sei que consigo fazer bem mais dinheiro do que faço atualmente, preciso ser menos acomodado porque a hora de trabalhar é agora. 

Chegar a casa dos 150 mil reais é uma conquista e ainda parece muito dinheiro na minha visão, mas isso é praticamente o suficiente para comprar e manter um bom carro zero por um ano praticamente. Não é nada espetacular. Ainda mais com a desvalorização do real.


Ainda tem muito chão pela frente. 

Cursos

Nessa última semana também comprei o curso Start Milionário do Tio Huli por R$ 497,00, e a intenção é ir estudando aos poucos nas horas vagas. Já acompanho o conteúdo dele faz 2 anos e é a primeira vez que compro algo dele, que é um dos poucos que já era bem rico e fazia dinheiro com o mercado antes de vender cursos. 

Outros analistas que respeito bastante é o Rytenband e o Tiago Reis da Suno. Pra quem está começando do zero é possível muito aprender a respeito do mercado com esses perfis só com os stories e lives. 

Até nosso ex-colega da finansfera das arábias está no Instagram fazendo sucesso, fazendo um ótimo trabalho por sinal.

Projeto Carro Novo

Sobre o update do projeto carro: provavelmente vou comprar pra valer em Outubro. E lá se vão pouco mais de 30k do patrimônio para comprar algo básico. Poderia até comprar algo mais caro e novo para demonstrar status como o brasileiro comum gosta de fazer, mas seria uma idiotice tremenda. 

Fiz um teste alugando um carro por um fim de semana e a sensação de liberdade é muito boa. Também percebi que estou bastante enferrujado na direção mesmo tendo habilitação e por pouco não causei um acidente por inexperiência. Meninos dos EUA com 10 anos a menos já sabem dirigir e eu ainda estou pra trás nesse quesito. Não pode.  

Uma história engraçada é que estava conversando com um contato do Tinder marcando com algo pro final de semana. No momento que falei "mando o Uber te buscar" apareceu do nada uma história de que precisava adiar.


A reação das mulheres quando descobrem que você não tem carro

Não tem tem nem como culpar a menina porque me colocando no lado oposto eu consigo entender. Vamos ver se essa seca acaba até o próximo fechamento. 

Vida Pessoal

No lado pessoal estou fazendo algumas mudanças aproveitando o período pós namoro. Fiz uma sessão com um psicólogo e acho que é algo que vai ajudar nessa nova fase da vida a fazer algumas mudanças. 

Não adianta nada estar bem financeiramente e deixar o emocional de lado. Sinto que evolui muito pouco pessoalmente nesses últimos anos, e é hora de correr atrás do tempo perdido. 

Fiz um orçamento de um tratamento dentário que estava adiando a tempos e provavelmente vou iniciar esse mês. Também comecei a fazer Crossfit recentemente para fazer algo novo e criar uma nova rotina e estou gostando bastante. O peso que levanto é ridículo de baixo, mas a ultima coisa que preciso nesse momento é de alguma lesão. 

O próximo passo é melhorar o guarda-roupa e cuidar mais da pele e cabelo. Talvez viajar para novos  lugares. Sem pressa.

Conforme vou amadurecendo começo a pensar mais no longo prazo e e em ter uma boa qualidade de vida para a aproveitar o presente. O bom de ter não preocupações financeiras é que fico mais preocupado em viver do que em juntar dinheiro. 

Como me sinto com minha nova rotina ultimamente


Imagino que é por isso que a maioria dos blogs daqui acabam em algum momento, ou pelo menos param com as atualizações frequentes. Investir não é pra ser algo que de emoção. Investir é hábito. Enquanto você foca no seu trabalho o seu dinheiro também trabalha para você. 

Pra quem não é investidor profissional (a grande maioria dos casos), o ideal é apenas seguir uma boa estratégia, ter reserva de emergência, e gastar menos do que ganha. É isso.

Você sempre pode ter mais ou menos dinheiro, mas nunca vai conseguir ter mais tempo.

Até a próxima.

9 comentários:

  1. Fala, Jovem. Blz?

    Estou começando na blogosfera e estou fazendo meu blog.

    Se puder ajudar a divulgar no seu blogroll, segue meu link:

    https://omendigocarioca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adicionado mendigo. Boa sorte na jornada. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Não gosto muito do tio huli, já vi uns conteúdo e achei bem fraco e sem organização, mas a parte que fez eu odiar msm foi a maldita propaganda dele no youtube e instagram, tava mais chato que o tiozinho da empiricus, credo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala EI, realmente os conteúdos do IG são meio sem organização porque é a natureza dos stories.

      Mas ele tem uns conteúdos um pouco mais densos no Youtube que ele libera as vezes, tipo usando a Magic Formula no excel, fazendo backtest de simulações aportando todo mês vs mantendo reserva de emergencia por exemplo.

      Pra mim acho que valeu a pena. Tbm acho as propagandas chatas, mas é assim que o Mkt na internet funciona, não tem jeito.

      Abs!

      Excluir
  4. Fala Jovem

    Em quais criptos vc investe? Seria legal vc mencionar em cada fechamento em quais está investindo. Abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Irmão, tem uns posts mais antigos do blog que tem a carteira de criptos. Talvez eu poste novamente, mas não acompanho mais o mercado.

      Não mexi em nada desde aquela época porque a alocação estava muito alta, provavelmente vai ficar assim até 2021.

      Atualmente 50% dela é BTC (+/- 6k reais) e 35% Ethereum (+/- 4k reais).

      Abraço.

      Excluir
    2. Tem ótimos projetos por aí que acredito que tem muito potencial. Dá uma pesquisada em QNT, EWT, OCEAN, AVAX e ALBT. Se quiser algumas fontes para pesquisar sobre eles eu te passo aqui.

      Excluir
  5. Grande Poupador, parabéns por cuidar do emocional! Minha namorada é psicóloga e hoje, graças a ela, vejo o quanto isso é importante em qualquer momento da nossa fucking life... Vai pra cima!

    Sigo acompanhando teu blog, está sensacional o crescimento esse ano hein! E boa sorte na escolha do carango haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É algo essencial One. Acho que hoje em dia com as redes sociais e demora pra entrar no mundo real (trabalho, obrigações, família) é ainda mais fácil se perder na parte emocional.

      Não adianta nada cuidar muito bem de uma parte importante da vida (finanças) em detrimento de outras (saúde, relacionamentos, espiritual, trabalho).

      Abraço!

      Excluir