terça-feira, 6 de outubro de 2020

Fechamento Setembro/2020 - R$148.912,33 (-R$1170,94)

Mês bastante tranquilo no geral. 

Em Setembro recebi pela segunda vez na vida a restituição do IR que deu por volta de 1500 reais, e que já foi contabilizado no patrimônio. 

Para o fechamento desse mês também decidi não contabilizar o meu "salário" do mês de Setembro porque ainda não recebi. E de qualquer maneira o pagamento do cartão e outras despesas sempre cai entre o dia 10 e 20 do mês, então acho que fica mais organizado dessa maneira. 

Criptomoedas

Não estou acompanhando esta categoria e a carteira está no automático faz mais de 2 anos. Não é recomendação pra ninguém.

Carteira




Leve aumento em criptomoedas e dólar devido a alta do dólar, e pequena queda nas ações.

Obs: Embora tenho a categoria "milhas" na carteira, não estou contabilizando ela no valor final do patrimônio. Se por um acaso eu vender eu adiciono no valor da carteira. 

 Alocação do portfolio:





Também para contabilizar, após minha entrada na RV em Julho tive os seguintes rendimentos:

Agosto: R$249,69 (R$48.14 de FIIs e R$201.55 de BBSE3, ITSA3 e TAEE11)
SetembroR$82,15 (R$55.17 de FIIs e R$26.98 de ABCB4)

Atualmente estou com 50% em RF e 50% e RV, e 25% do patrimônio está atrelado ao dólar o que acho razoável no momento.

Pretendo me organizar melhor e separar 30k para colocar em RF apenas como reserva de emergência (15k em Selic ou Fundo DI, 15k em dólar). Tarefa para fazer até o final do ano.


Vida Pessoal


Foi provavelmente o mês que provavelmente mais gastei na vida, pouco mais de 10 mil reais. Porém foram com coisas que eu estava querendo faz tempo e sempre fui deixando pra depois. Acabei gastando tudo numa porrada só.

Tive gastos com dentista, cadeira boa para home office, curso de finanças, CrossFit, terapia, produtos pra pele e outros. Como a maioria deles não são recorrentes acho que não existe motivo para se preocupar muito nessa parte. 

Sinto que estou gastando "comigo mesmo" e a maioria dos gastos entra na parte do bem estar e qualidade de vida. Então embora a conta assuste inicialmente acho que vale a pena. Acredito que estou dando 1 passo pra trás pra dar 2 pra frente no futuro. 


No mais tudo tranquilo. Considero o trabalho home-office bem tranquilo em relação a remuneração, mas em TI na minha experiência é muito rápido pra sair do "tranquilo" pra fazer horas extras malucas e trabalhar em final de semana. Se continuar da maneira atual está ótimo.

Crossfit estou indo 3 vezes na semana. Queria ir mais pra ter resultados mais rápidos, mas hoje em da vejo que ser consistente é mais importante do que tentar acelerar as coisas e abandonar depois, então 3x está bom por enquanto.

Como me sinto no CrossFit quando consigo levantar qualquer peso



Ainda não comprei o carro que comentei no último post. Assim que comprar comentarei mais sobre minha experiência. 

No mais é isso. Estou organizando a vida pouco a pouco e feliz com o ritmo atual. Embora esse seja um blog de finanças essa é a parte que menos estou preocupado atualmente. 

99% da importância no início é trabalho e aporte.

No início quis inverter as coisas (investir em bitcoin e tentar acertar o cu da mosca) e me ferrei por falta de experiência, e vejo que é onde a maioria das pessoas erra também. 

A jornada é longa, então aproveitar o caminho é importante. Até mês que vem. 

12 comentários:

  1. Foi um mês pouco agradável nos investimentos para a maioria das pessoas, mas é bom ler essa mensagem final no seu post e isso deve ser sempre o nosso norte: aproveitar o caminho. Não é só de vitórias e acertos na nova MGLU3, na prática tem altos e baixos e por isso devemos aproveitar a viagem.

    Que bom que o trabalho está indo tranquilo, eu mesmo sou uma pessoa que a tensão do trabalho transborda muito fácil pra vida pessoal e a qualidade do ambiente de trabalho é primordial.

    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É essa a ideia mesmo PI. O fechamento mensal é mais para "lembrar" das ideias, e se lembrar de manter no caminho.

      Tentar acertar a nova MGLU3 é coisa de 1 em cada 1000. Já fiz isso com criptomoedas e hoje vejo que vale bem mais a pena gastar esse tempo trabalhando ou estudando pra ganhar mais.

      Abraço.

      Excluir
  2. bacana

    to no começo, trabalhando e tentando reduzir as despesas para aportar mais

    abraço, bom blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o caminho mesmo.

      Ultimamente venho focando na parte de ganhar mais. Despesa chega em um ponto que não tem de onde mais cortar dependendo do estilo de vida.

      Valeu pelo elogio, abraço.

      Excluir
  3. Cuidado pra não se arrebentar no Crossfit. Não foi o meu caso, mas já vi jovens querendo se comparar com o cara mais forte do treino, erguer mais peso do que as mulheres, e o que acontece? Acaba se machucando e se fodendo. O negócio é se alimentar bem e manter treinos consistentes, evoluindo aos poucos. Quantos aos gastos pessoais, o negócio é esse mesmo. Não adianta aportar uns 10-30k a mais por ano e não ter experiência ou melhoria nenhuma. Custos para aprimoramento pessoal são importantes (físico, intelectual, espiritual, de carreira). Custos com hobbies e futilidades também têm alguma importância, mas estes precisam de controle mais rigoroso pra evitar exageros. Seguindo a premissa de gastar menos do que ganha, já está no caminho certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica AC! Concordo contigo. Ter o ego grande e querer pegar muito peso no crossfit/academia no começo é receita pra se ferrar. Tem que ser pouco a pouco e manter a consistência.

      Abraço.

      Excluir
  4. Fala Jovem, fez bem em gastar com voce mesmo, uma das melhores aquisições da minha vida foi uma cadeira bora, PQP! como isso fez diferença.

    Só por curiosidade, ql foi o curso q vc comprou?

    Bom fechamento, abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cadeira faz diferença demais mesmo.

      Comprei o curso do Tio Huli (+/- famoso no Instagram), Start Milionário.

      Abraço.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Venho postergando apenas, mas ainda pretendo botar em prática no futuro.

      A verdade é que estou bem confortável ultimamente. Estou trabalhando home-office e ganhando bem, então o senso de urgência diminuiu um pouco.

      Abraço.

      Excluir
  6. Grande OJP, tudo blz cara?

    Cara todos os "gastos" que você está fazendo são investimentos e duradouros. Ou você acha que se estiver em um bar bebendo com os "amigos" ou sozinho seria mais produtivo?

    Crossfit é isso mesmo, ir devagar, gradualmente, com atenção na técnica, e sempre proteger a coluna.

    É isso.

    Abraços da ZL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Tiozinho!

      Faz sentido. É difícil para mim enxergar gastos comigo mesmo como "investimento", mas é isso mesmo.

      Hoje em dia até o bar bebendo com os amigos considero como investimento. Socializar e manter a saúde mental é essencial.

      Grande abraço.

      Excluir