sábado, 4 de janeiro de 2020

Virei oficialmente um vagabundo!

Nesse post vou contar a história de como virei um vagabundo desempregado nesse início de 2020.

No meu último post comentei um pouco sobre a minha percepção de empreendedorismo e as vantagens que um empreendimento poderia trazer em relação a um emprego convencional.

Até o dia 01 de Outubro, data de escrita do post, minha ideia era continuar no meu emprego da época e investir no tempo livre em algumas ideias de negócios digitais que tinha. Porém, tive alguns empecilhos que me fizeram mudar de ideia:

1. Não tinha nenhuma energia para fazer qualquer coisa produtiva após chegar em casa, por volta das 19:00 da noite.

A vida em escritório é sedentária por natureza, e o esforço mental do dia acaba com a enrgia. Ao chegar em casa meu objetivo era apenas assistir alguma coisa online ou na TV, e depois dormir, com o ciclo se repetindo todos os dias. Não botei praticamente nada das ideias que tinha em prática.

2. A empresa que eu trabalhava teve a brilhante ideia de demitir 2 membros da equipe do meu projeto que só tinha 3 pessoas. Ou seja, quem ficou com todo o resto do trabalho para cobrir?

Resultado de imagem para chapolin colorado eu 


No mês de Outubro tive que fazer muita hora extra, viajar e resolver vários pepinos. Embora a mão de obra tenha diminuído os prazos continuaram os mesmos. Resultado? Alguns finais de semana tendo que trabalhar, e voltar para casa depois das 20:00 na maioria dos dias.

Em Novembro devido a demanda do projeto tive que passar alguns dias em outra cidade onde fica a sede da empresa que prestava serviços, e fui "gentilmente convidado" algumas vezes a mudar de cidade para poder acompanhar de perto os processos.

Embora a cidade seja simpática, não faz parte dos meus planos morar no interior novamente tão cedo. É muito bom morar na capital quando se é mais novo, e existem muito mais oportunidades de crescimento.

Cheguei a decisão de que era a hora de tocar o barco e partir pra próxima. Deixei meu aviso prévio até Dezembro, e me planejei para fazer uma viagem de férias para um país capitalista que gosta de se meter em algumas guerras mundiais.

Voltei agora em Janeiro completamente renovado, e virei praticamente um vagabundo. Não tenho trabalho e não fiz muita coisa além de resolver algumas coisas burocráticas que vinha deixando pra fazer depois a meses.

Me sinto como se tivesse 15 anos novamente com tanto tempo livre, mas dessa vez não sou mais sustentado pelos pais tenho que pagar minhas próprias contas, então nada de joguinhos ou Orkut.

Meu objetivo


Quero finalmente tirar do papel algumas ideias que vim cultivando nos últimos meses, e que preciso de tempo para colocar em prática. Deixei de ganhar pouco mais de 10k liquido provisoriamente, para tentar ganhar muito mais no futuro.

Deixar de trabalhar não é uma opção. Então já que todos temos que trabalhar por que não fazer algo que eu goste?

É arriscado? Com certeza. Mas se eu não tomar riscos agora, vou tomar quando? Quando tiver filhos e uma casa pra sustentar é que não dá.

O que não quero é ficar velho, ter uma vida mediana e olhar pra trás pensando "E se eu fizesse isso"?

Meu objetivo é trabalhar mais do que eu trabalhava no meu último emprego, mas com muito mais liberdade. Afinal, são 3:40 da manhã em um sábado para domingo e eu estou escrevendo um post no blog, porque eu quis.

Não estou dizendo que liberdade leva a boas escolhas (aliás, tenho plena certeza que estar acordado nesse horário é não é uma boa), mas tenho direito de fazer minhas escolhas.

Meu plano é utilizar ao máximo os 3 primeiros meses do ano como uma folga do trabalho convencional, e voltar a trabalhar até Março, ou no mais tardar até Abril. Onde continuaria tocando os projetos part-time junto com um emprego.

Isso vai dar certo? Não faço a mínima ideia. Eu tenho um objetivo e sei a quantia de dinheiro que eu quero atingir na vida. E sei que não vou atingir ela antes dos 50 anos em um trabalho convencional no Brasil. Então tenho que buscar alternativas. Espero compartilhar o aprendizado durante o caminho.

Então é isso poupadores. Agora que tenho mais tempo espero fazer alguns posts com mais frequência neste humilde blog. Embora não seja minha prioridade, se bater na telha que quero fazer um post as 2 da tarde agora posso.

Se você leu até o final eu tenha plena certeza que você já está acima de uns 80% da população do Brasil na mentalidade de finanças. As pessoas gostam é de memes, treta de Facebook e postar foto de comida no Instagram. Ler livros, blogs e poupar é para poucos.

Não sei até quando os blogs vão durar, mas enquanto eles estiverem aí e tiver gente lendo vou compartilhando o progresso.

Um ótimo 2020 para vocês poupadores.

7 comentários:

  1. Me sinto assim com um salário de 5.5k líquido. Mas não tenho condições de largar o emprego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que esse pensamento faz parte da maioria das pessoas Engenheiro. Na realidade ninguém quer gastar de 8 a 12 horas por dia trabalhando pros outros, mas é assim que a sociedade se mantém.

      De qualquer maneira, 5.5k líquido não é um salário ruim pros padrões brasileiros, e a tendência é aumentar conforme o tempo passa.

      Excluir
  2. Parabéns pela iniciativa JP.
    Agora é se dedicar para fazer destas horas livres bastante produtivas para você.
    Há muitas possibilidades de trabalho, com o advento da internet.
    Torcendo pra ler sobre seu sucesso nos empreendimentos, nos próximos posts.
    Grande abraço.
    Stark.
    www.acumuladorcompulsivo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Stark, as oportunidades na internet estão só começando ainda, existe muito espaço pra crescimento.

      Espero que a produtividade aumente, imagino que a liberdade de horários melhore essa parte. Vamos ver o que acontece.

      Abraço.

      Excluir
  3. Parabéns pela coragem JP! São poucos que tem esse ímpeto. Agora estou curioso sobre seus empreendimentos. Desde já desejo sucesso!

    E cara, infelizmente o trabalho convencional só nos permite atingir a IF após 50 mesmo. Portanto, assim como você também estou na busca de novos negócios para conseguir a tão aguardada quantia o quanto antes.

    Abraço e feliz 2020!

    ResponderExcluir
  4. Fala Investidor Inglês, legal ver você por aqui. Gosto bastante do seu blog.

    Já fiz vários e vários cálculos sobre isso. Em um cenário de aportes constantes e rentabilidade média (algo em torno de 7% ao ano), a IF no Brasil chegaria por volta dos 45 anos, e o valor que eu tenho em mente só lá pelos 50 ou 60 com os juros compostos.

    Considero um emprego bom para criar um patrimônio inicial e ter uma renda garantida todo mês, mas deixa a desejar como instrumento de riqueza, salvo exceções de salários altíssimos.

    Boa sorte para nossos empreendimentos, abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá JP.

    Interessante, uma sugestão que posso compartilhar é que a "justificativa" de algumas pessoas para acordar 4h de manhã por exemplo, é usar essas primeiras horas para trabalhar nos projetos pessoais, e então só após essas 3-4 horas iniciais ir para o "trabalho para terceiros" com isso você utilizaria a energia principalmente com seus projetos e depois com os projetos de terceiros... entende?

    obs: eu não faço isso... hehehe

    ResponderExcluir