terça-feira, 18 de agosto de 2020

Fechamento Julho/2020 - R$141,619.86 (+ R$15013.05)

Fala poupadores,

Fechamento breve e simples.

Aumento de 15k reais na carteira, onde 11k veio de aportes e 4k de valorização em criptomoedas que tenho desde 2017. Sinceramente praticamente não contava mais com o valor disso na carteira, então ver 4k a mais é uma boa surpresa.

A carteira atualmente está assim:


E a alocação do portfolio:



Estou gostando da alocação atual. Finalmente entrei na renda variável pra falar e acho que essa alocação está interessante. Pretendo usar no próximo mês a famosa planilha do AdP para controlar os ativos e talvez compartilhe a carteira de ações e FIIs.

Me arrependo de perder a oportunidade de não ter montado essa posição 3 meses antes onde provavelmente já teria tido uns 40% de valorização e uns 20 mil a mais, mas olhar pra trás não leva ninguém a lugar nenhum. 

Também coloquei esse mês o valor real do patrimônio em dólar e euro. É muito fácil ver quase 150k de patrimônio em real e se achar super bem sucedido, mas colocar os valores em dólares e euros me traz de volta para a realidade e mostra que tenho que trabalhar muito ainda. 

Uma outra novidade desse mês é que estou planejando comprar um carro pela primeira vez na vida.


Jovem com seu possante
Jovem com seu novo possante

Devido a ter visto problemas financeiros em casa na infância por causa de carros nunca tive uma paixão ou interesse por carros, o que foi ótimo para a construção do patrimônio. 

Porém, depois de um namoro longuíssimo estou solteiro novamente, e ter um método de locomoção acredito que vai ajudar a aproveitar essa fase. 

Não faz o menor sentido financeiro, mas fazer o que. Carro é item praticamente essencial para homens solteiros. Vou buscar alguém pra sair no Uber? Não dá.

Estou buscando alguns carros na faixa dos 30k - 35k pra não ter dor de cabeça com problemas mecânicos. Se tudo der certo no próximo fechamento ou no fechamento de Setembro já vou estar com mais uma preocupação na vida o possante.  

Uma outra coisa que decidi fazer é começar a investir mais em mim mesmo e no meu bem estar. Pretendo separar uma quantia (ainda não definida, mas acho que 1k é um bom início) pra gastar com cursos, roupas, equipamentos, suplementos, produtos p/ pele, cabelo etc - basicamente qualquer coisa que aumente meu bem estar e minha imagem. 

Já fiz algumas simulações e vou demorar de 5 a 10 anos para chegar na casa do milhão com este nível de aportes. Não adianta sofrer e não aproveitar o processo até lá.

Uma outra alternativa é empreender, e pra essa alternativa também preciso investir em mim mesmo (cursos, conhecimento, networking). 

Sou bem menos poupador do que era quando iniciei o blog, mas hoje vejo que impulsionar a renda é tão importante (ou até mais) do que poupar. Então economizar em algo que possa trazer um benefício no futuro talvez não seja uma ideia tão boa assim. 

Demorei pra fazer o fechamento, mas como tinha bastante coisa pra compartilhar acho que valeu a pena. 

Até a próxima.

11 comentários:

  1. Respostas
    1. Na verdade não chego a "investir" no dólar. Atualmente recebo o faturamento do mês pela Payoneer (que por trás funciona como um banco americano) e deixo lá mesmo.

      Se fosse investir em dólar provavelmente investiria por algum fundo cambial no Brasil com baixa taxa de administração, ou abriria conta em alguma corretora americana (Avenue ou TD Ameritrade) e investiria por lá.

      Excluir
  2. Boa noite Jovem

    Concordo contigo que aumentar a renda é tão importante quanto manter os gastos sob controle. De nada adianta ter uma taxa de poupança de uns 90% de um salário mínimo por exemplo.


    Abraço,
    Monster Investidor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Monster. Eu mesmo cometi esse erro de me preocupar muito com a poupança no início. Fiz muita economia tosca no início (economizar em ônibus, lanche).

      O importante é sempre ter um controle financeiro e jamais entrar em dívidas (financiamento de casa considero a única exceção). Tudo fica mais fácil quando a renda aumenta.

      Abraço.

      Excluir
  3. Olá, JP!

    Aumento monstro na sua carteira. Também estou caminhando à passos largos rumo à solteirice, mas no meu caso não pretendo comprar carro, vou acreditar que conseguirei "desenrolar" as coisas sem carro mesmo, rs.

    Abraço!

    https://engenheirotardio.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você conseguir desenrolar sem carro melhor ainda engenheiro.

      Blog adicionado também.

      Excluir
  4. Belo fechamento, JP! Cara, btc tá voando hein, coisa linda de ver! E bela métrica em dolar... Nosso real está cada vez mais complicado... Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me sinto rico em real e um pobretão em dólar hahaha.

      Mas acho que o real não passa dos 6 reais, pelo menos no curto prazo.

      Quero me precaver a isso deixando pelo menos 30% no exterior, o problema é esse SP500 que já tá na máxima novamente.

      Diversificação e exposição convexa é essencial.

      Abs.

      Excluir
  5. Belo fechamento. Sobre o carro eu fiz exatamente isso, me senti com dinheiro, não aproveitando muito, solteiro. Resultado: em 4 meses vendi, não era algo necessário ou essencial pra vi, vi a compra como impulso e qnd adaptei ele na minha vida eu vi que não usava e que tinha muita dor de cabeça e aí vendi. Por obra do destino vendo no melhor momento, vendi e fevereiro, dinheiro caiu em março, aportei tudo rsrs

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem comprou em março tá com o sorriso na orelha até hoje.

      Necessário não é mesmo. No meu caso seria algo 100% supérfluo, mais pros fins de semanas mesmo. Estou analisando ainda mas acho que provavelmente vou acabar comprando.

      Se eu ver que está dando mais trabalho do que ajudando a gente faz o stop-loss na operação e vende.

      Abraço.

      Excluir