sexta-feira, 17 de julho de 2020

Fechamento Junho/2020 - R$126,606.82 (+ R$ 12061.73 e primeira ação comprada!)

Fala poupadores,

Fechamento breve e simples.

Aumento de 12k reais provenientes puramente de aporte do que foi recebido no mês de Junho e que atualmente está em dólar. 

A carteira atualmente está assim:



Agora em julho finalmente tomei vergonha na cara e comecei a investir em ações. Como até ano passado eu tinha muitas incertezas na minha vida sobre o futuro eu acabei deixando tudo rendendo a taxa SELIC e focando no trabalho que era o mais importante na época.

Como a SELIC agora está rendendo 2.25% ao ano, essa estratégia preguiçosa não está rendendo mais nada e tive que buscar novas alternativas. 

Atualmente estou no processo de mandar dinheiro que estava parado no Nubank para o Banco Inter e investir em renda variável. Já investi 50k em ações e mais 10k em FIIs até o momento. Estou tentando criar uma carteira diversificada de acordo com a carteira da Suno que assinei faz um mês pra não ter que mexer muito nela no futuro.

Não me sinto muito confortável de investir com a bolsa em 100k (perdi o bonde de poder investir tudo a 70k-80k só acompanhando notícias), mas conforme o Stark comentou no último post, o maior arrependimento geralmente é de não ter começado antes.


A primeira ação da vida! Queridinha de dos investidores


De qualquer maneira, pretendo deixar entre 30% e 40% em Renda Fixa que deve servir como reserva de emergencia e reserva de oportunidade no futuro. 

Se a bolsa cair eu direciono os aportes pra ela, e se ela subir foco em RF ou RV no exterior. Acho que a melhor estratégia possível é criar uma estratégia da alocação de ativos (Asset Allocation) e seguir a risca. Sem pressa e com foco sempre em trabalhar pra aumentar a bola de neve.

Existem algumas estratégias mais arriscadas para poder alavancar o patrimônio rapidamente investindo em Small Caps subvalorizadas (o famoso método Sobral de investimentos), mas como não tenho experiência não vou mexer com isso agora. 

No mais, só posso grato a Deus por ter uma ótima renda em plena pandemia, saúde e qualidade de vida. A vida pessoal felizmente vem indo melhor que os últimos meses com o susto da pandemia, aos poucos as coisas vão normalizando. 

Continuo com o pensamento de empreender digitalmente pra poder mudar de patamar, mas isso é uma coisa que ainda está 100% na teoria e 0 na prática. Preciso mudar isso aos poucos para não ficar 100% dependente do salário no futuro. 

Rumo aos 200k até o fim de 2020.

2 comentários:

  1. Opa, primeira ação a gente nunca esquece. Engraçado como a itausa tira a virgindade de todo mundo da renda variável, ela foi a minha primeira ação (tenho ela até hj) e também a de muitos colegas pessoas e daqui da comunidade também xD

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira vez a gente nunca esquece né? rsrs

      Engraçado que assim como a primeira vez em outras coisas, depois de um tempo isso não importa tanto assim.

      Fiquei com medo da RV por um tempão, mas não tem muito segredo pra falar a verdade. É só seguir a estratégia de alocação de ativos e diversificar. Pelo menos é o que tento fazer.

      Abraço.

      Excluir