sábado, 13 de junho de 2020

Fechamento Semestral/2020 - R$114,068.68 (superando os 100k!)

Fala poupadores!

Blog praticamente as moscas em 2020, mas ainda estou vivo e ainda com muito fôlego na busca da sonhada IF. Embora não venho postando com regularidade, continuo acompanhando os blogs para aprender. 

Desde o último post do blog, e do último fechamento, que coincidentemente foi a um ano atrás, algumas coisas mudaram. Comentei da minha vida de vagabundo no início de 2020, mas essa vida não durou por muito tempo. 

Trabalho remoto


Por volta de uma semana depois da postagem, recebi um contato de uma oportunidade para trabalhar remotamente, e o melhor: ganhando em dólares (moeda forte) e com uma quantia um pouco maior que no último emprego/projeto, e que acabou virando uns 30% maior depois da desvalorização do real valorização do dólar nessa crise dos últimos meses com o coronavirus.

Embora queria ter colocado meus projetos em pratica nesse tempo, topei o projeto principalmente pela flexibilidade de trabalhar de qualquer lugar. Não é todo dia que aparece uma oportunidade pagando 5 dígitos para trabalhar de casa apenas cumprindo as entregas do projeto. 

Não faço ideia até quando isso vai durar. Como trabalho como PJ, ao acabar projeto, ou caso ocorra mudanças provavelmente serei dispensado se a empresa que eu trabalho não encontrar outro projeto. Faz parte.

Acabei optando por essa modalidade por enquanto ao invés de ser CLT e ter que lidar com muito mais impostos e menos flexibilidade de horários. No momento faz mais sentido pra mim e estou conseguindo alavancar o patrimônio de uma maneira que nem eu esperava. 

Não descarto ser CLT no futuro caso encontre uma boa oportunidade ou precise de mais estabilidade (embora ela não exista de fato), mas no momento não me atrai. Também vejo muito mais oportunidades ao ter uma empresa própria.

Sem mais enrolação, segue como está a carteira e o patrimônio neste momento:




Principalmente graças aos aportes dos últimos meses consegui chegar nessa quantia que começo a considerar interessante, pelo menos pra alguém com 25 anos que começou com 0 de patrimônio. 

Ano passado fiz questão de não colocar nada em renda variável porque o foco era construir uma reserva de emergência, e também porque estudar sobre renda variável no tempo livre iria trazer bem menos retorno do que investir mais na minha profissão e em outros projetos. 

Alocação do Patrimônio


Passando a barreira dos 100k acho que já começa a fazer sentido ter uma carteira com um % de RV na carteira. Ando estudando bastante sobre investimentos nos últimos meses, estudei tanto que acabei perdendo ótimas entradas na bolsa quando o IBOV estava entre 65k e 80k. Novamente, faz parte.

Provavelmente no longo prazo isso não vai fazer muita diferença de qualquer maneira, fica de experiência. O foco agora é montar uma carteira robusta que mantenha o patrimônio já construído. 

Na minha mente tenho algo pensado em algo assim: 

- 75% Brasil e 25% EUA
- 70% RV (com ações, FIIs, stocks e cripto) e 30% RF

RF vem ficando pior a cada mês com as constantes quedas da SELIC, o que é ótimo pra economia, mas que faz com que o investidor tenha que buscar novas alternativas. 

Não consigo ver boas oportunidades no momento, e no momento não acho que vale a pena colocar em títulos para 2050 rendendo IPCA + 4%. Quem sabe quando tiver mais patrimônio acumulado isso faça sentido. No momento não faz. 

O percentual em RF deverá ficar na SELIC mesmo. Como o momento é muito mais propício na renda variável, os esforços de uma rentabilidade maior devem estar nela.

O percentual nos EUA ser dividido em ETFs que replicam o SP500 e Facebook e Google (ou investir diretamente em QQQ). Com ~25k reais (5k dólares) não vale a pena inventar moda. 

No Brasil pretendo montar uma carteira com 70% em empresas sólidas e deixar 30% para small caps, provavelmente com SMAL11.

Ainda estou estudando o que colocar nas empresas do Brasil. Fiz uma assinatura anual da Suno e outra da Empiricus para poder analisar possíveis oportunidades. Quem sabe eu faça uma analise dos produtos aqui.

Como praticamente tudo que eu tenho está em RF, provavelmente vou entrar aos poucos para fazer um preço-médio e não ser tão afetado com uma possível volatilidade. 

Pensei em fazer um post postando apenas insights do que aprendi nos últimos meses com essa crise, porém lembrei do tanto que eu acho chato ler blogs que não postam o patrimônio, então resolvi postar mesmo. Afinal pra que alguém vai querer ouvir conselhos de finanças de alguém que não tem 20k na conta?

Quando eu chegar no nível do mestre Viver de Renda ou Heavy Metal eu começo a pensar mais em privacidade dos valores. 

Torcendo para o Brasil e o mundo se recuperar o mais rápido possível dessa crise. O momento é de trabalhar, estudar e continuar a viver. Com coronavirus ou não, a vida continua.  

Rumo aos 200k em 2020!





4 comentários:

  1. Fala Jovem, muito legal ter recebido uma oportunidade de receber em moeda forte, neste momento tão importante! Top demais.
    Aproveite para entrar na RV. Não existe momento melhor do que agora. Não por conta de que a bolsa esteja em um bom "preço", mas sim, pq vai sempre se arrepender de não ter começado antes.
    Também tenho pensado muito sobre privacidade em relação ao meu blog, especialmente pois estou pra lançar um app de controle de investimentos, onde provavelmente terei minha identidade vazada, não tem jeito. Tenho pensado até em parar de postar patrimônio, sei lá rs.
    Caso tenha interesse em testar o app, me mande um e-mail para acumuladorcompulsivo@gmail.com. Acho que vai te ajudar a montar sua carteira teórica para começar a RV.
    Abraços, Stark.
    www.acumuladorcompulsivo.com

    ResponderExcluir
  2. Concordo Stark, é aquela velha frase "Daqui 1 ano você vai se arrepender de não ter começado hoje".

    Essa parte da privacidade acaba sendo um pouco complicada. Nos blogs gringos geralmente o pessoal mostra a identidade e acaba até conseguindo realizar alguns encontros e criar uma comunidade. Não sei qual a viabilidade disso com a segurança daqui.

    No Brasil isso está pegando um pouco com a moda dos influenciadores, já que mostrar a identidade passa muito mais credibilidade, mas poucos deles mostram o patrimônio de fato.

    Quero testar o app sim, vou te mandar um email. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. E aí Jovem, bacana que conseguiu essa oportunidade e você tem um patrimônio excelente para 25 anos. Eu nessa idade pegava todo o dinheiro que ganhava dando aulas e colocava na minha barriga pq era o que eu tinha pra comer.

    Sobre renda variável, acho que você esta fazendo certo entrando aos poucos e é bom ir estudando e aprendendo de leve, mas não creio que call de analistas são boas de seguir. Já assinei essas duas casa de research e tenho minhas dúvidas, acho que o melhor proveito é ler os relatórios e aprender com eles e não executar seus investimentos neles, é só uma dica.

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Escola para Investidores, cada um vai ter uma história diferente mesmo. Investir de certa forma é um luxo. Pra quem ganha pouco eu acho que o melhor é reinvestir 100% em si mesmo pra ganhar mais no futuro se o objetivo for investir.

      Em relação a casa de analises eu não confio cegamente nas indicações, tento manter um senso crítico e racional pra avaliar o que é bom ou não.

      Gastei cerca de R$ 460,00 nas duas assinaturas. Considerando que eu invista 100k em RV, se eu receber um retorno de 0.47% anual a mais por algo que aprendi já vale a decisão da assinatura. Pra alguém invista quantias menores talvez não valha tanta a pena assim.

      Abraço.

      Excluir