sábado, 8 de janeiro de 2022

Fechamento Dezembro/2021 - R$383.418,53

Fala poupadores! Feliz ano novo. 

Enrolei por tanto tempo para fazer uma postagem, que isso aqui acabou virando um fechamento anual. 

Sinceramente não tenho mais tanta paciência de atualizar mensalmente isso aqui. Até porque é um tempo gasto que poderia estar fazendo outras coisas e não me traz dinheiro nenhum. Porém, isso acaba funcionando super bem como um diário e por isso vale a pena fazer algumas atualizações esporádicas.

Acho que todo investidor de longo prazo eventualmente passa por isso. Finanças é só uma parte da vida, então é natural que outros interesses tomem prioridade ao longo do tempo. E geralmente a simplicidade dos investimentos traz mais retornos do que gerir a carteira ativamente (pelo simples fato do investidor não fazer idiotices na carteira em tempos fora da normalidade).


O dia a dia de um investidor normal operando na bolsa


Esse ano foi um ano que passou voando pra mim. O que geralmente não é um bom sinal. Se o ano passou voando foi porque não fiz muitas coisas, geralmente por isso temos essa sensação. Vivi no modo automático na maior parte de 2020. Fiz terapia por um tempo para procurar uma direção na vida depois de algumas mudanças de planos de longo (e acabei parando após um tempo por falta de paciência), e agora depois de muito tempo de reflexão (muito mais do que deveria inclusive) estou muito mais otimista para 2022. 

De qualquer maneira, vamos para a parte das finanças:


Carteira de criptomoedas



Tive um aumento de 124.64% em criptomoedas esse ano. Comecei com R$33,985.07 e terminei o ano com R$67,174.40. Nos últimos 2 meses caiu mais de 26 mil reais, porém o saldo anual é extremamente positivo. Não olho o fundamento de nenhuma dessas empresas desde o início de 2018, portanto isso não é nenhuma recomendação.

O arrependimento fica na parte de não ter investido mais nessa categoria. Estudei muito sobre o assunto nos últimos meses de 2017, e abandonei completamente nos últimos 4 anos porque estava muito concentrado nessa parte. Se eu tivesse aportado um pouco na baixa de 2019 e 2020 quando o portfolio estava um pouco mais equilibrado já poderia estar em outro patamar financeiramente se estivesse mais atento.

Não reclamo de qualquer maneira. São 10k que coloquei em 2017 que hoje valem 67k. Mas o saldo é bastante positivo, e o aprendizado também conta. Só faltou experiência e estômago pra aguentar as quedas no início. 

Crypto veio pra ficar e os grandes players já entraram. Creio que eventualmente vai ter mais oportunidades de entrada com as quedas. Se eu fosse menos preguiçoso eu estudaria opções de BTC como o prezado Viver de Renda e aprenderia a ganhar com a queda dos ativos também ou ganhar mais com a subida.  Porém prefiro gastar esse tempo me aperfeiçoando no meu trabalho ou me divertindo com outras coisas. 

Já entrei nessa loucura por um tempo de acompanhar ativos loucamente e é algo que ocupa muito a cabeça e desgasta a mente. Só faria se seguisse algum método para não perder tempo com isso. 

Na última postagem falei sobre vender BTC e realizar parte do lucro. Felizmente não fiz isso. Minha carteira agora está bem mais balanceada em outros ativos (foi o que fiz nos últimos 4 anos basicamente), e talvez possa comprar mais um pouco durante as baixas, ou realizar um pouco durante as altas (para comprar mais ainda). Continuo com o pensamento de longo prazo. 

O mercado hoje está passando a mesma coisa que passou 4 anos atrás, porém com a tecnologia mais desenvolvida e mais maduro (embora seja muito imaturo em relação a outros). Ciclos assim devem se repetir no futuro. 

É algo para ficar no radar pro futuro. 



Carteira geral







2021 foi um ano muito bom na parte financeira. Consegui me manter trabalhando remotamente ganhando em dólar pelos últimos 2 anos, e isso foi o que trouxe esse boom no patrimônio.

Adicionalmente, tive ganhos relativamente expressivos em crypto (37k BRL), a performance da minha carteira de Renda Variável foi de 27%, uns 20k BRL. Foram quase 60 mil a mais de ganhos no total. Uma performance muito boa, mas que considero pura sorte. 

Comprei UNIP6 por recomendação da Carteira da Suno, e o papel subiu umas 4x desde então.  Se retirar esse papel talvez a rentabilidade anual seja até negativa. 

De qualquer maneira, a maior parte dos ganhos veio do trabalho. Devo ter juntado por volta de 10k por mês (juntado mesmo, não fiz quase aporte nenhum ao longo do ano - talvez 5k em ações e os reinvestimentos). A parte financeira não foi prioridade em 2021. Mantive as coisas no automático, e continuei trabalhando. O que foi muito bom por sinal visto que a bolsa caiu em 2021.  

Poderia ter melhorado na parte de investimentos no exterior. Atualmente tenho 100k reais parados na minha conta do exterior que não rendem nada, porém está em dólar ao menos. Poderia ter sido menos preguiçoso e colocado essa grana num índice que replica o SP500, e rendido uns 20% dessa grana. 

É aquela velha do time in the market vale mais que timing the market. Perdi um tempo sem investir essa grana, e isso me custou o preço. É algo que preciso corrigir, e qua já estou enrolando a mais de 1 ano.

Esse aumento devido aos aportes mesmo com uma baita performance me trouxe outra conclusão. O que importa é o trabalho.

Não adianta muita coisa tentar ter uma rentabilidade de 40% em um patrimônio baixo. O cara que tem um patrimônio alto e consegue render 10%-15% consistentemente vai ter uma performance muito melhor no longo prazo. 

Por isso quero deixar a parte dos investimentos no automático e focar atividades que me geram renda, e descansar e me divertir no meu tempo livre. Infelizmente escrever nesse blog não entra em nenhuma dessas categorias.

Tenho mais o que fazer do que procurar 2% a mais de rentabilidade no ano. Se eu conseguir deixar essa grana rendendo razoavelmente durante o ano no automático (10% de 390k já da quase 40k, não é nada desprezível) já está ótimo. Com novos aportes vou aumentar a bola de neve, e ficar milionário é só consequência se não tiver nenhum imprevisto ou erro muito grande durante o caminho. Isso deve acontecer em 2022 ou 2023.   

Algo importante de comentar, devido a minha experiência e ao bom da área de tech consegui um novo trabalho pagando bem mais do que já ganhava anteriormente. 

Um dos meus objetivos para 2022 era migrar para um país desenvolvido (sempre foi por vários anos) e viajar mais, porém devido a esse novo trabalho coloquei esses planos em espera. A pandemia no Brasil não está tão ruim nesse momento, e a vida para quem tem condições no Brasil é relativamente tranquila. 

Consigo morar em um bairro seguro pagando menos da metade do que pagaria em um país desenvolvido. Também pago menos impostos (não trabalho no modelo CLT), o clima quente (não ao extremo) é algo que me agrada também. Consigo ir para uma festa e gastar com bebidas e Uber um valor bem abaixo do que faria lá fora. 

As comodidades são muito grandes. E por isso resolvi adiar algum plano por um momento. Pensei originalmente em Alemanha (relativamente fácil de conseguir um trabalho), Holanda, Canadá. 

Em todos esses países eu pagaria mais de $1000 a $2000 de aluguel (talvez pouco menos que isso na Alemanha), e receberia menos do que recebo atualmente líquido. Meu poder de compra é maior aqui no Brasil no momento, e tenho a flexibilidade de viajar quando quiser, tanto para países desenvolvidos ou mais baratos se eu preferir. 

Talvez no futuro esse plano mude conforme as prioridades de vida vão mudando (o Além da Poupança mudou pro Canadá pela qualidade de vida pra família, o que me parece uma decisão acertada), mas no momento em aumentar os aportes e curtir a vida, o que é bem possível no Brasil tendo condições. 

Se dinheiro não fosse preocupação eu tiraria uns 6 meses e faria um mochilão por vários lugares do mundo. Como esse cidadão aqui:


Porém, sou bastante racional e sei da importância dos juros compostos no longo prazo. Não quero queimar patrimônio especialmente quando a area que eu trabalho está com uma demanda gigantesca e consigo juntar uma grana muito boa com a comodidade de trabalhar de casa, e até viajar trabalhando remotamente se eu quiser.

Quem sabe mais pra frente faço isso. Se eu ainda tiver a paciência para viajar sem tanto conforto de uma maneira mais roots. Conforme vou envelhecendo (comecei o blog com 22, hoje tenho 26) vou valorizando mais a qualidade das coisas, e ficando mais chato mesmo. Vejo que vivo hoje praticamente no mesma maneira que vivia a 3 anos atrás, com pouca alteração no padrão de vida, e isso está começando a me incomodar. Cada coisa tem seu tempo também. 

Enfim. Fiquei quase 1 ano sem escrever, por isso tantos assuntos de uma vez. Não cheguei a falar tudo que queria dizer e tenho na mente, mas no geral é isso. Estou otimista para 2022 (e entendo quem esteja bastante pessimista), e mais ainda para o futuro. 

Minha situação é muito, mas muito confortável mesmo. Especialmente comparado a realidade do brasileiro médio. O engraçado é que minha atitude e cabeça é a mesma de quando ganhava 2 salários mínimos ou menos. Ainda sou mão de vaca com algumas coisas e deixo de gastar em outras, o que vejo que é uma economia burra as vezes. 

Porém ganhando mais grana também vejo que isso é só uma parte da vida. Acho que foquei muito em ficar no computador, estudando e acabei abrindo mão de outras coisas. Faz parte. Minha intenção agora é tentar aproveitar esse "tempo perdido" e curtir a juventude que me resta. Algo que não fiz quando tinha meus 15 - 25 (o que provavelmente me evitou de fazer várias bobagens, mas também tirou muita experiência de vida).

No mais. Desejo um ótimo ano para todos. Não faço ideia quando postarei aqui de novo. Pode ser semana que vem, mês que vem, ou ano que vem. Mas a jornada sempre continua.   

Até a próxima.


6 comentários:

  1. Interessante a sua visão sobre mudar para o exterior x ficar aqui no BR, compartilho da mesma opinião. Comento com os próximos que a depender da sua condição financeira e souber dar os “pulos” o BR não é tão ruim quanto nos fazem pensar.

    Também sou de TI e te falo que você está com pensamento certíssimo, não sabemos quanto tempo esse boom irá durar e com isso, devemos surfar na onda de maneira moderada e nos precaver para uma eventual desacelerada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Guilherme, concordo. O Brasil tem muitas comodidades que não existem em outros países mais desenvolvidos (diarista pra limpar a casa, aluguel relativamente barato, comida boa, clima ótimo).

      O maior problema é que a maioria da população vive com a corda no pescoço, mas pra quem tem condições o Brasil é sensacional.

      Antigamente como eu não tinha grana eu queria sair do Brasil a todo custo. Hoje eu moraria fora pela experiência, mas consigo aproveitar muito mais hoje em dia por aqui mesmo.

      Acho que o boom de TI vai durar por um bom tempo ainda, nem me preocupo com isso. As coisas estão mudando do mundo fisico pro digital, e com isso não falta projeto.

      Se eventualmente as vagas ficarem mais escassas os profissionais que não se atualizam (o que existe de monte) e os que entraram na área nos últimos 2 anos e não tem base vão ser os primeiros a sair.

      Excluir
  2. "Minha situação é muito, mas muito confortável mesmo." realmente, com um padrão de vida estável, 26 anos e um patrimônio desse, tem tudo para atingir tranquilamente o patamar de milionário.
    Boa sorte e abs.
    Chavao

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo resultado! Não conhecia seu blog, vou dar uma olhada nas postagens mais antigas.

    "Esse aumento devido aos aportes mesmo com uma baita performance me trouxe outra conclusão. O que importa é o trabalho."

    Fim de papo! A galera adora ficar na ilusão de que vão ficar ricos com algum investimento mirabolante... aportando R$ 100/mês...

    ResponderExcluir
  4. https://sabadonuncamais.blogspot.com/
    Quem puder dar uma moral la, eu agradeço muito :D

    ResponderExcluir