domingo, 28 de fevereiro de 2021

Fechamento Fevereiro/2021 - R$244,935.40

Mais um tempo de hiato no blog, mas sempre estou por aqui. 

No lado positivo, estou 60 mil reais "mais rico" em comparação com o último fechamento, graças a continuidade dos aportes dos últimos meses e da última valorização das criptomoedas.

Carteira de criptomoedas




Posso falar sem dúvidas alguma que foi pura sorte essa valorização e até assustei quando vi esse valor, já que realmente não acompanhava o mercado de criptos faz uns 2 anos. 

A única competência que eu tive foi de selecionar os ativos lá em 2017 e ter a paciência de esperar por mais de 3 anos mesmo com toda a baixa durante esse período.

Hoje não me arrependo de não ter dobrado ou triplicado a posição quando ela valia seus 3k reais (olha o fechamento de Janeiro de 2019). Não mudei nada na carteira desde essa época. Uma valorização de 16x em reais em 2 anos

Meu erro foi ter aportado muito na euforia do fim de 2017, e não ter aportado nada nessa categoria primeira metade de 2019. Poderia ter sido a primeira "mudança de patamar" do patrimônio se tivesse feito. De qualquer maneira, estou longe de estar triste. 

Queria realizar algo entre 10k e 20k dessa carteira pra poder ficar com a consciência tranquila e saber que não perdi dinheiro pelo menos, já que investi por volta de 9 mil no final de 2017.  

Também gostaria de manter essa posição pro longo prazo, o que era a ideia inicial. Idealmente eu realizaria o lucro agora e compraria mais barato em alguns meses. Mas quem garante que vai estar mais barato em alguns meses? Não queria ter que fazer "market timing" e não acho que eu tenha capacidade pra isso.

Provavelmente vou realizar algo entre 10k e 20k e comprar na próxima baixa. O problema é saber quando vai ser essa "próxima baixa" (se ela existir de fato). Se eu soubesse já teria ficado milionário só investindo em BTC igual nosso estimado Viver de Renda

Alguém tem uma bola de cristal ou máquina do tempo sobrando por aí?


Minha reação vendo um investimento que eu considerava como perdido valendo quase 50k hoje


Carteira geral









Não mexi em nada na carteira de investimentos desde que montei ela no ano passado. Por sorte acabei pegando o boom do IBOV até os 120k (que hoje são 110k) e com isso ganhei uns 15k em RV. 

Pretendo continuar reinvestindo os pingados de dividendos e FIIs todo mês por enquanto, e talvez aportar um pouco mais pra chegar nos 100k em RV no Brasil. 

Algo que ainda estou devendo é o início dos aportes em ações no exterior. Atualmente estou com um dinheiro parado na conta americana, o que é bom pela proteção patrimonial, porém não estou investindo em nenhum ativo real, e perdi o pequeno boom de uns 15% que o SP500 teve no fim do ano passado, que já me garantiria alguns trocados.

Estou feliz com a alocação atual da carteira. Talvez voltar em ter 10% em criptomoedas e investir essa quantidade em SP500 seja o ideal. Vamos ver. 

A renda fixa é praticamente minha reserva de emergência/oportunidade e porto seguro. Vai que eu invisto tudo em RV e o IBOV volta aos 60k? Durmo tranquilo ao menos mesmo sabendo que não rende quase nada.


Vida Pessoal

Nos início do ano fui sorteado e premiado com o vírus chinês mais famoso do momento. Felizmente tive sintomas apenas nos primeiros dias e consegui ficar isolado e trabalhando normalmente nesse período. 

No meu caso foi realmente uma "gripezinha", mas que obviamente não desejo pra ninguém, e já sabemos que não é assim para todos. 

Espero que até o fim de 2021 a maioria da população já esteja vacinada e que podemos ter um 2020 controlando tanto a saúde das pessoas e a economia ao mesmo tempo.

No mais, os primeiros meses do ano foram praticamente iguais o do ano passado. Mantive a rotina de exercícios físicos e socialização indo para o Crossfit quase que diariamente o que é bastante positivo, pena que tive que parar por umas três semanas.

Dei uma desanimada de ir no psicólogo em Dezembro e até pensei parar as sessões, mas depois do break do final do ano vejo que foi bom ter continuado. 

O foco agora é criar um plano para o ano e seguir, tentando aproveitar a vida. Como o Tiozinho da ZL comentou no meu último post, preciso criar metas e objetivos mesmo, e ir aproveitando a caminhada. Se não a vida só passa e continuamos no mesmo lugar.


Tinha bastante coisa pra escrever já que faz tempo que não passava por aqui. Ando comentando pouco nos blogs porque é um saco ter que logar no blogger só pra comentar, mas fico feliz de ver que a finansfera ainda está viva e com bastante conteúdo legal. 

Um abraço.



6 comentários:

  1. Sucesso aí, Jovem. E parabéns pela disciplina em se manter firme.

    Comecei minha carteira de criptomoedas mês passado. Vamos ver no que vai dar.

    Abração, fica com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investir em cripto é legal, mas só lembre que pode cair 80% a qualquer momento.

      Não estou muito confortável com 20%, acho que algo entre 1% e 15% seja o ideal dependendo da fome pra risco, do patrimônio, e do conhecimento do mercado.


      Grande abraço.

      Excluir
  2. Vender ou não vender eis a questão. Esse é o tipo de dúvida que deixa o cara sem dormir por dias kkkk
    Boa sorte na sua decisão e que o tempo mostre ser a mais acertada...

    ResponderExcluir
  3. E isso aí Jovem, gosta da visão de pessoas como o ZL e por isso faço parecido também.

    Abçs

    ResponderExcluir
  4. Esta criptos estão voando hein? Infelizmente eu saí do mercado de criptos em 2019.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está voando mais do que acho que qualquer um esperava.

      Fico com aquela dor que poderia ter comprado mais na baixa de 2019 e lucrado uns 100k a mais, mas de qualquer maneira não posso reclamar.

      Excluir