segunda-feira, 12 de agosto de 2019

A importância de ter um mindset de sucesso para atingir a independência financeira

Resultado de imagem para think and grow rich
Você conhece esse livro? Um dos clássicos pra quem quer ser bem-sucedido na vida.

Eu ia compartilhar tudo isso no meu último post de fechamento mensal onde descrevi um pouco da razão do aumento que tive nos últimos meses, mas como o texto acabou ficando muito longo e considero um assunto bastante importante resolvi fazer um post apenas pra isso.

Uma das coisas que eu tive uma grande melhora nesse último ano foi na questão da auto-estima e mindset.

Falando apenas profissionalmente, eu sou um cara formado, com inglês fluente (não é enrolação, não sou um daqueles malucos que colocam no currículo que tem inglês fluente no currículo e falam tudo errado quando conseguem entender e falar alguma coisa), gosto da área que trabalho e sou bom no que faço considerando minha experiência, principalmente quando comparado a absurda falta de qualificação de alguns profissionais que conheço que estão em cargos relativamente altos.

Juntando essa habilidade de fazer dinheiro trabalho e sabendo fugir das ciladas financeiras que a maioria dos jovens brasileiros cometem dos 20 aos 30 anos (não poupar, não financiar carro e casa própria, viver de aparência pra impressionar os outros e por aí vai), isso já me coloca na frente de praticamente 95% da população dessa faixa etária.

Fico me perguntando agora porque caralhos me contentava com um estágio de 700 reais a 3 anos atrás e 2k até pouco mais de 1 ano? Não é a toa que entrei em uma puta depressão no ano passado. Passei uns 3 ou 4 anos sem muita perspectiva nessa vida de estágio e salário baixo com pessoas que me colocavam pra baixo e só conheciam aquela realidade. Puta que o pariu. Ainda bem que essa fase passou.

A capacidade de inteligência financeira do brasileiro médio é muito baixa, e se você só andar com gente mediana a tendência é que fique igual eles.

Sei que consigo fazer muito mais do que faço hoje, e tenho convicção de que vou conseguir ser milionário no futuro se nenhuma merda grande acontecer. A questão é só saber quando. Seguindo aportes constantes de uns 6k por mês consigo chegar lá nos 33/34. A IF chega nos 44 nesse ritmo.

Mas quero ser mais ousado, meu objetivo na minha cabeça é chegar a 1M até os 30.

É uma meta realista? Acho que sim. É sempre melhor colocar objetivos grandes na cabeça e atingir 80% da meta, do que colocar uma meta baixa e atingir 100%. Na verdade 1M é uma quantia bem baixa se o objetivo é pensar grande, mas já vale o exemplo pra ficar dentro da realidade.

Sinceramente acho que é possível. 1M de reais é algo em torno de 250 mil dólares. É uma grana boa, mas não é algo de outro mundo. O maior desafio é a questão do tempo.

Pretendo compartilhar mais pra frente como pretendo chegar nessa quantia colocando os cálculos bonitinhos com possíveis alternativas.

O primeiro passo na minha cabeça é atingir algumas certas quantias pra me dar a sensação de tranquilidade antes de tomar mais riscos. 50k, 80k, 100k me vem em mente no momento. 50k consigo mês que vem, 80k até o fim do ano. Na verdade é até possível chegar a 100k até o final do ano, mas vamos ver.

O que ainda sinto que me prende um pouco é o mindset de escassez que convivi praticamente a minha vida inteira. Mas aos poucos vou largando essas crenças limitantes. Quero ir aos poucos mesmo justamente porque também não quero que tudo vire um Carpe Diem, mas quando as coisas começarem a andar mais rápido ninguém segura.

Só não quero demorar muito pra tomar ação porque a vida passa rápido demais pra ficar só se preocupando em juntar dinheiro, o que felizmente não é mais o que só faço.

Se você consegue se identificar com o que eu disse, por favor pare e pense um pouco pra ver se você se valoriza o suficiente na sua vida profissional e pessoal.

Pela minha experiência a tendência do nível das pessoas que acompanham blogs de finanças é de ser bem acima da média, então verifique se você está mesmo onde você acha que mereça estar.

Por hoje é só galera. Se você leu até aqui, fica lendo os diversos fechamentos mensais dos blogs daqui e ainda não tem um patrimônio considerável, provavelmente isso significa que você tá cuidando muito da vida dos outros e não se preocupa o suficiente em fazer o seu.

Foca em se qualificar, trabalhar, buscar oportunidades e aumentar sua renda que o retorno vai ser muito maior que ler blogs da internet.

Grande abraço.

6 comentários:

  1. Jovem, você está certo. Foca em aumentar a renda, e consequentemente os aportes.
    Abs e bons investimentos!

    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo executivo. Passei praticamente os últimos 5 anos pensando em investimentos, em como poupar mais cortando os gastos, e vejo que isso foi uma baita perda de tempo até certo ponto.

      Riqueza se constrói aumentando a renda e aportes. Cortar gastos é importante, mas focar em algo que aumente os aportes é muito mais. Principalmente no início.

      Excluir
  2. Olá JP.

    Seguirei seu blog e acompanharei sua evolução, aproveitando os conselhos que saem dessa trajetoria.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Unknown!

      Eu vou compartilhando as coisas conforme elas acontecem, muito mais pra ter uma jornada registrada do que pra dar conselhos de fato.

      Se quiser conselho mesmo recomendo fortemente o Frugal Simples, Viver de Renda, Executivo Investidor, IF ou morte e o blog do Pensamentos Financeiros, entre vários outros que já conquistaram ou estão perto da IF.

      Grande parte do meu mindset pra finanças veio desses blogs e acho que isso me ajuda muito, mas vejo que ultimamente ler blogs estava se tornando apenas "pornografia", lendo mais por prazer, e perdendo tempo lendo enquanto poderia estar construindo minha vida.

      O certo é ter um balanço, como praticamente tudo na vida.

      Valeu pela presença!

      Excluir
  3. Olá, Jovem.

    Tenho dito e você acertou: Mindset é tudo na vida. É o primeiro passo para mudar de vida, decidir se tornar bem sucedido e continuar em frente mesmo sob condições adversas das pessoas alheias.

    1MM aos 30 não é nada surrealista, e de fato, como diz Grant Cardone, são as metas e pensamentos grandes que conseguem nos propulsionar ao sucesso. Escolha objetivos grandes e irá suceder.

    Gostei do seu blog, vou seguí-lo. Dá uma olhada no meu também depois!

    Abraços e seguimos em frente!

    Pinguim Investidor
    https://pinguiminvestidor.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei do seu blog Pinguim, vou te adicionar no meu blogroll.

    Sinceramente não conheço uma pessoa de sucesso que não tenha um bom mindset. É uma das coisas mais importantes (junto com de fato fazer o trabalho), e quase ninguém fala sobre isso.

    Todos falam muito bem sobre Grant Cardone, mas nunca tirei o tempo pra ler ele. Mas é inegável que ele é muito bem sucedido. Gosto muito do conteúdo do Gary Vee e do Napoleon Hill pra essa parte, Tony Robbins também.

    Abraço!

    ResponderExcluir