domingo, 10 de setembro de 2017

Introdução

Olá, sejam bem vindos ao meu blog.

Faz um pouco mais de três anos que sou um ávido leitor dos blogs de finanças da blogosfera e sempre me interessei pelo assunto, mas por ser apenas estudante na época, e trabalhando apenas como estagiário nunca cheguei a criar um blog ou a participar ativamente da comunidade pelo fato de não ter muito dinheiro e achar que não tinha muito a contribuir com a comunidade de finanças.

Após me formar da faculdade e conseguir um emprego na minha área, acredito que é hora de manter um histórico de evolução patrimonial pra eu mesmo poder acompanhar minha evolução conforme o tempo passa. Sempre gostei de acompanhar a evolução mensal dos outros blogueiros, então acho passou da hora de manter um registro da minha própria evolução nessa área.

Sempre tive uma mente bem conservadora financeiramente, como todo bom brasileiro de classe média-baixa sempre ouvi histórias de terror sobre gente que perdeu tudo mexendo com ação e de como isso é assunto apenas para especialistas, mas lendo tantas postagens de gente de sucesso aqui na blogosfera comecei a perder um pouco esse medo de investir e perder dinheiro.

O nome do blog vem pelo fato de eu sempre ter sido bastante frugal e controlado com o dinheiro (o famoso mão de vaca). Sempre achei que o correto para toda pessoa é poupar uma parte do dinheiro que se ganha, e acho que o fato de ter passado por alguns problemas financeiros na infância e adolescência colaboraram bastante com esse pensamento. Não acho que ter muito dinheiro pode trazer felicidade plena pra alguém, mas posso afirmar por experiência que a falta dele trás muitos problemas e dores de cabeça.

Meu objetivo no futuro é ser financeiramente independente. Não tenho um número específico em mente, e acho que é muito cedo pra pensar nisso de qualquer maneira, mas não gosto de ser prisioneiro da CLT (e quem é que gosta?) e espero um dia ter liberdade para não me preocupar tanto com dinheiro e poder trabalhar em algo que me dê satisfação e que seja útil ao mesmo tempo.

Enfim, falando um pouco sobre minhas finanças:

Capacidade de aporte mensal: R$ 1500,00 (provavelmente vai ser ainda menos durante os próximos meses). Sei que é muito pouco comparado aos padrões dos blogueiros daqui, mas é meu primeiro ano trabalhando pra valer, então o salário ainda é relativamente baixo. Como eu moro com os pais e não tenho muitos gastos consigo guardar a maior parte do salário.

Tipos de investimento que pretendo investir: É aí que a coisa começa a ficar interessante. Como me considero muito jovem (22 anos) e ainda tenho um patrimônio muito baixo (menos de R$ 10.000), pretendo aproveitar esse momento pra investir na renda variável e em alguns investimentos arriscados, buscando um retorno mais alto.

Como pretendo dividir esse valor: até o final do ano, pretendo deixar minha carteira de investimentos (se é que é possível chamar isso de carteira de investimentos) com uma divisão com 80% pra renda variável, e 20% pra renda fixa.

Na renda variável, pretendo dividir em partes e investir a maior parte do valor comprando BTC (já falei pra mim mesmo que perdi o bonde de investir em BTC varias vezes, vou comprar isso de uma vez por todas e ver o que acontece), e investir uma pequena quantia em outras criptomoedas como o ETH (que também acredito ter um enorme potencial), e outras ainda menores para aumentar o risco, e consequentemente, aumentar a chance de retorno. Provavelmente em um post futuro eu faço um post detalhado sobre as criptomoedas, e o porque acredito nelas como investimento a longo prazo.

Também pretendo investir um pouco em algumas ações para diversificar o risco, e na parte de renda fixa pretendo deixar na poupança mesmo apenas pra ficar como uma reserva para eventuais contra-tempos.

Por enquanto é isso, no fim no mês eu pretendo fazer um balanço mais detalhado da onde investi meu dinheiro (no momento está tudo na poupança) e quais são os próximos planos.

Até a próxima!




4 comentários:

  1. Seja bem vindo JP, grande sucesso nessa jornada pra atingir a IF, irei acompanhar sua evolução.

    Você é bem novo, ta certo, ta na idade de arriscar, só acho que talvez você possa destinar esse dinheiro da poupança em um Tesouro SELIC, que tem liquidez diária, e se você pretende mantê-lo como reserva de emergência só pagaria o mínimo do IR (15%) retirando após 2 anos.

    Sobre Bitcoin eu também perdi o bonde, não sei se a esta altura do campeonato compensa investir nele, mas talvez destine um valor bem baixo pra ver no que dá, vai que compensa...

    Sobre sua opção de renda variável, cara da uma estudada em FIIs, sigo um blog bom sobre o assunto, com alguns posts antigos com análises de determinados fundos, da uma olhada quando puder:

    http://viverdefii.blogspot.com.br/

    Abraço e bons investimentos, não desanime, a caminhada é longa mas com o tempo irá ficar mais curta, já que você está apenas no início da carreira, tem muito a crescer, consequentemente seu salário irá aumentar e você poderá aportar mais e mais.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Programador!

    O motivo que eu falei sobre investir em ações ao invés de FIIs é porque realmente não entendo nada de FIIs, mas realmente parece ser uma opção boa. Vou me planejar pra começar a investir uns pingados em FII mais pra frente e ver como funciona.

    Pra ser bem sincero eu nunca gostei muito de Bitcoins e sempre achei o pessoal que investe nisso bem chato (e maluco), e até por isso sempre tive um preconceito, mas ultimamente comecei a pesquisar a tecnologia e a comunidade com mais calma, e comecei a entender melhor sobre como funciona.

    Pretendo investir no máximo uns 10k em criptomoedas do meu bolso e deixar como um investimento a médio/longo prazo, vou tentar detalhar no blog pra ver se foi uma escolha acertada ou não mais pra frente, rs.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode crer, isso aí Jovem.

      Abraço e não abandone o blog!

      Excluir
  3. Boa sorte Jovem! Foco é a palavra chave! Se tivesse começado cedo como você ja estaria beeem tranquilo! heheh. Sucesso meu jovem.

    ResponderExcluir