Após muito tempo parado no mundo dos blogs, estamos de volta a ativa!
Aviso: Esse post não é relacionado ao tema de finanças, se você só interessa nesse assunto não perca seu tempo.
Não tive um motivo específico para parar de postar. Além da falta de tempo no ínicio por causa da correria do dia a dia, o objetivo inicial era se desligar um pouco do mundo dos blogs de finanças e "aproveitar mais a vida".
O que isso levou? Sinceramente não sei. Nesse segundo semestre acabei dando uma diminuida drástica em dois hábitos que eu via fazendo por anos: Acompanhar os blogs de finanças da internet e assistir vídeos no Twitch, duas atividades completamente passivas. Mas onde eu provavelmente gastei centenas de horas nos últimos anos.
A principal desculpa para tentar acabar com esses dois hábitos era de aproveitar mais a vida lá fora, porém, o efeito contrário aconteceu. Ao cortar dois "hobbies" acabei me sentindo perdido, e sem saber o que fazer com o meu tempo livre. É um pouco bizarro de falar, mas na minha cabeça todo o tempo que eu não estava estudando ou trabalhando era vagabundagem, e não sei se cortar esses dois hábitos foram necesariamente bons.
O resultado disso foi uma espécie de "crise de identidade", com uma provável depressão por trás que eu senti nesses últimos meses. Ao cortar dois hábitos que me distraiam no meu tempo livre acabei com a cabeça mais ocupada com preocupações do trabalho e outras coisas, e sem essa válvula de escape acabei entrando em um ciclo de se sentir mal todo dia sem fazer nada durante a noite e sem a menor vontade de levantar da cama (e certas vezes não levantando em dias de trabalho... o que ainda me faz sentir vergonha).
Acabei em uma fase onde eu até queria pedir demissão do trabalho por não me sentir competente pra desempenhar as tarefas e ter uma "folga" das tarefas do dia a dia, mudar de carreira, fazer outra faculdade, estudar pra concursos... fazer algo diferente. Felizmente eu tenho a característica de pensar bastante antes de tomar qualquer decisão (o que pode também ser um defeito as vezes), e acabei não tomando nenhuma decisão drástica, e continuo ao menos empregado, apesar de ter manchado um pouco a relação com meu chefe e minha reputação (hoje me sinto *melhor* e tenho certeza que seria uma cagada imensa).
Minha reação quando penso nas cagadas que já fiz ou no que deixei de fazer |
A verdade é que eu sou um "jovem adulto", e acho que como a maioria nessa fase, não faço muita ideia do que to fazendo. A minha visão até o momento é que se tornar adulto é uma grande merda, você se torna responsável pelo seu nariz, tem que lidar com pessoas e assuntos que você não queria lidar e isso segue dia após dia.
A minha sensação é de que perdi os últimos 3 anos "enrolando" em estágios e outras distrações pra fugir da vida adulta, e agora sinto que não aproveitei praticamente nada desses últimos anos e perdi parte da juventude e com a sensação (certeza?) de que não fiz muita coisa.
Eu sempre fico com a sensação de "daqui 1 ano vou aproveitar mais a vida", ou "quando eu fizer isso eu vou me sentir melhor e minha vida vai ser melhor", mas esse dia nunca chega. E com isso o tempo vai passando, e eu vou envelhecendo sem nada pra mostrar.
O que me trás ao título desse post:
Só você é responsável pelo seu futuro.
Eu posso me fazer de coitado aqui por horas e horas pelos erros do passado, mas isso vai mudar alguma coisa? Também posso ficar imaginando o futuro, pensando em como daqui 2 anos estará tudo bem, de quando eu começar a fazer x vou ser mais feliz, mas qual é o motivo de esperar?
A busca pela indenpendência financeira trás bastante esse pensamento. Não é raro eu me pegar imaginando "putz, quando eu tiver 200 mil reais na conta rendendo 10% ao ano vai estar tudo bem" ou "quando eu me mudar pra tal lugar tudo vai se arrumar", e com isso o tempo vai passando, e a sensação é de que não fiz nada e o tempo apenas passou.
Até consigo manter esse ritmo de "trabalho e finanças e poupar 100% do tempo" na cabeça, mas tenho certeza de que isso não vai me fazer feliz. Assim como também tenho certeza de que não estarei feliz se eu comecar a viver gastando tudo que eu ganho tendo apenas experiências e nada guardado pra mostrar daqui 5 anos.
Balanço? É fácil falar, o dificil é conseguir balancear trabalho, folga, diversão, hobbies, família, amigos, relacionamentos, etc. Pelo menos pra mim é.
Não sei muito o que vou fazer, mas uma coisa é certa: é melhor não saber o que fazer com dinheiro guardado do que sem.
Então provavelmente vou continuar juntando dinheiro mensalmente (assim espero) com o objetivo de me aposentar daqui uns 10/15/20 anos. Mas isso aí já é outra história... Não digo uma aposentadoria de fato, mas ter a liberdade de poder trabalhar sem se importar tanto com o dinheiro. Agora pra chegar nesse objetivo em 10/15 anos é necessário trabalhar e juntar bastante... O desafio é continuar aproveitando a vida nessa fase, coisa que certamente eu não estou fazendo agora.
Já escrevi bastante por hoje. O próximo post provavelmente vai seguir a linha dos posts antigos (finanças + criptomoedas) pra dar uma passada geral no que aconteceu nesses últimos meses. Acabo pensando praticamente todo dia em como deveria ter tirado dinheiro das criptos no auge depois da queda imensa dos últimos meses, mas agora a merda já tá feita.
Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário