domingo, 13 de janeiro de 2019

Metas 2019 e status das metas de 2018

Metas que eu fiz nesse post em  2018:

Meta 1: Continuar indo na academia regularmente para manter a saúde em dia melhorar a forma física.

Status: Não cumprida. 

Acabei abandonando a academia em fevereiro porque estava praticamente morando no trabalho e não consegui manter a regularidade.

A partir de Novembro acabei baixando alguns aplicativos de exercícios que contém uma "rotina" de exercícios que ocupa 10/15 minutos. Não tenho que revezar equipamento, não tenho que limpar nada e não tenho que perder 1 hora e meia por dia, me satisfaz por enquanto. 


Tipo esses. O resultado é praticamente o mesmo da academia e é muito mais fácil pra colocar na rotina.

Meta 2: Aportar regularmente, buscando chegar no mínimo aos R$ 15000 de aportes no final do ano

Status: Cumprido.
Pra falar a verdade nem sei o quanto "aportei" esse ano. Aportei está entre aspas porque esse ano joguei praticamente tudo pra poupança no automático, fiz literalmente o mais básico dos básicos só. Como fechei com um valor acima de 15k de acordo com a última postagem, meta cumprida.


Já consigo fazer isso se juntar umas notas de 2 reais


Meta 3: Focar nos estudos e no trabalho


Status: 80% cumprida.

Até comecei o ano nessa pegada de estudos, mas como trabalhei com muita intensidade em 2017 eu acabei me desgastando muito, e acabei até entrando em uma depressão fudida em abril (eis o porque de não ter tido atualizações por 3 meses). 

Em abril eu estava literalmente trabalhando umas 14 horas por dia, e por algumas vezes dormi no serviço pra poder terminar as tarefas. Dormi no chão mesmo, usei uma caixa de papelão e fiquei igual mendigo. Fiquei igual o personagem principal do Office Space odiando todos os dias. Não desejo isso pra ninguém.

Pra resumir a história, acabei tendo um burnout e acabei tendo umas crises de depressão e vivendo no automático por uns 3 meses. Não tinha energia pra nada, ficava bem depressivo pelos cantos e só me isolava. Por sorte tenho família e tive uma namorada que me aguentaram durante essa fase, e agora estou melhor. 

O que me ajudou a sair desses pensamentos foi literalmente começar a viver um dia de cada vez, e sair pra me divertir mais. Por enquanto vou tentando balancear as coisas. Empresa nenhuma vale minha saúde mental, só vou fazer essas loucuras novamente se for muuuito bem pago. 


Como as empresas privadas do Brasil funcionam hoje em dia.

Agora saindo por uma tangente já (e lembrando os tempos que o pobreta reclamava de seu trabalho), é incrível como o ambiente de trabalho é um lugar improdutivo e tosco. Ter que cumprir horário, fazer hora extra surpresa, ficar até as 22:00 da noite, cancelar planos, se isso não é escravidão eu não sei o que é. 

Tudo isso pra ganhar uma mixaria no final do mês e ter uma baixa qualidade de vida. Vou fazer um post só pra isso em um outro momento, mas a qualidade de vida do brasileiro é muito baixa comparada a outros países. As coisas são caras, o trabalho nāo é efetivo, falta cultura, lazer, saúde, educação. A desigualdade é gigantesca. A menos que se tenha muito dinheiro é difícil ter uma qualidade de vida boa. 

Metas para 2019


Aportar no mínimo 3.2k por mês a partir de março. - totalizando no mínimo 32k no ano.

Ação necessária: Arrumar um novo emprego - em andamento.

Buscar novas fontes de renda e oportunidades


Tenho algumas ideias que podem fazer dinheiro na internet e já vi outras pessoas fazendo e deram certo. Preciso começar a experimentar e ter paciência. O objetivo é fazer no mínimo 500 reais de rendas com projetos digitais até dezembro - totalizando no mínimo 2.5k no ano

Existem várias oportunidades por aí pra fazer dinheiro, na vida real e na internet. O problema é que estamos muito ocupados trabalhando pra aproveitar as oportunidades. 

Só pra dar um exemplo, uns dias atrás teve um leilão de carros próximo a onde eu moro com carros sendo vendidos por uns 7 ou 8k quando o preço de mercado deles era uns 15k no mínimo. Mesmo pagando taxas, com deslocamento, tempo gasto pra anunciar o veículo depois, era possível fazer no mínimo uns 2k ou 3k líquido. 

É praticamente o que um trabalhador médio ganha por mês.

Por enquanto eu vou trabalhando pra começar a bola de neve, mas a verdade é que dinheiro faz dinheiro. Quando você trabalha pra uma empresa você vende seu tempo e perde todas as outras oportunidades disponíveis naquele momento. Meu objetivo é juntar um dinheiro com o salário enquanto trabalho e otimizo outras categorias (renda extra, investimentos) e se tornar menos dependente do trabalho assalariado a cada ano. 

Mas no começo temos que trabalhar mesmo, não tem jeito. O segredo é não virar escravo do sistema e do salário aumentando o estilo de vida.

Criar uma alocação de 30% renda fixa, 30% FIIs, 30% ações e 10% criptomoedas

Meu dinheiro está muito mal investido atualmente. No começo do ano passado eu ainda tinha uma desculpa porque não tinha muito dinheiro na conta, mas agora com quase 20k na poupança estou começando a perder um dinheiro que poderia estar melhor alocado.

Quero começar bem aos poucos nessas categoria, já mandei 5k pra NuConta, que vou tentar deixar como minha  renda fixa já que rende praticamente o mesmo que o tesouro Selic.

Também quero experimentar usar algum aplicativo digital que cuide dos investimentos tipo o Warren ou Monetus (inspirado por esse post do blog Viagem Lenta) e também quero jogar um valor em FIIs. Não sei absolutamente nada sobre FIIs, mas nunca vi alguém reclamando sobre ele. Aceito dicas de recursos ou recomendações de bons conteúdos.

Também quero usar a planilha do AdP pra finalmente ter uma noção dos aportes e investimentos.

Consumir menos conteúdo e tomar mais ação

Segue na linha dos projetos digitais. Vi gente que sem muito conhecimento e estrutura conseguiu criar um negócio e fazer mais de 1 milhão apenas por ter começado, enquanto eu fico aqui analisando, vendo vídeos, criando listas, lendo conteúdos em fóruns e livros e não crio nada.

Quero botar a cara por aí e ver o resultado. Se for pra não dar certo pelo menos posso dizer que tentei.

Estudar espanhol por 5 minutos por dia

Estou usando esse aplicativo chamado Drops pra aprender espanhol pra valer. Já estou praticamente fluente no inglês e quero aprender o espanhol também já que é relativamente similar ao português e é bastante falado. Na lista ainda estão francês, alemão e italiano pra aprender mais pra frente.

Realizar o acompanhamento e balanceamento das metas a cada 3 meses

Isso é algo que não fiz no passado, mas que faz muito sentido. 1 ano é um tempo muito grande pra esperar ver os resultados, muita coisa muda, e geralmente só quem ta na pegada de "objetivos do ano novo" que faz. Se necessário vou ajustar as metas de 3 em 3 meses. 

Sair/viajar mais e curtir a vida

Se divertir é uma coisa que deixei a desejar nos últimos anos. Se nenhuma catástrofe acontecer (acidente de transito, vítima de violencia, problema de saúde, roubo de patrimônio) e maioria das coisas ocorrer como o planejado, dentro de uns 5/10 anos eu vou estar em uma situação extremamente mais confortável do que a que estou agora.

De nada adianta ficar se matando de trabalhar a toa e perder grande parte dos 20 aos 30 anos?

O que é essencial pra eu atingir meus objetivos: 

- Não se comprometer financeiramente com passivos que depreciam ou financiamentos - Ex: carro, moto, eletrônicos 
- Ter uma renda mensal que me permita um aporte de no mínimo 3k ao mês (35k por ano) 

- Otimizar a quantidade de tempo x retorno que vou gastar nos meus investimentos - Ex: prefiro gastar 2 horas por mês e investir em algo que renda 7% ao ano do que 20 horas no mês e tentar chegar a 9% ou 10% ao ano. Posso mudar isso no futuro. Mas com o pequeno patrimônio que tenho atualmente apenas não vale a pena.

De resto os juros compostos fazem a parte deles. O segredo é manter a regularidade. 

Se tudo der certo em abril eu volto pra fazer o acompanhamento. E você, já fez suas metas?


10 comentários:

  1. Olá JP,

    Gostei das suas metas. Tomara que você consiga cumpri-las.
    Essa de dormir na empresa é fria. Morrer de trabalhar para os outros é fria. Ainda bem que você está procurando outro emprego.
    Você trabalha com que?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito fria isso mesmo Cowboy.

      Sempre coloquei muita pressão em cima de mim mesmo e acabei fazendo essas coisas, se for pra me acabar de trabalhar de novo assim vai ser pra mim e não pros outros. Trabalho com TI.

      Abraço.

      Excluir
  2. "A partir de Novembro acabei baixando alguns aplicativos de exercícios que contém uma "rotina" de exercícios que ocupa 10/15 minutos." Qual aplicativo cara? Fiquei curioso. Parabéns com as metas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Amigo Rico, to usando o 8fit na versão grátis atualmente. Tem uma rotina todo dia e os vídeos dos exercícios, recomendo.

      Excluir
  3. Ano novo, metas novas! Tbm estou atrás de aportes maiores, vamos nessa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí MoneyMike! É bom pegar o início do ano pra fazer essas metas e fazer um balanço geral no final.

      Aportes maiores e constantes são o segredo pra acumular bastante, principalmente no começo da jornada.

      Excluir
  4. Boa noite Jovem! Parabéns pelas metas financeiras de 2018 e tbm pela recuperação da depressao, imagino que não deve ter sido nada fácil!
    Já pensou em vir para o Canadá? A área de IT aqui é super demandada e paga-se muito bem. Se escolher bem consegue arrumar uma cidade com custo de moradia baixo (Vancouver e Toronto possuem preços muito altos!).
    De mais desejo sucesso e sorte em 2019!!


    Abraço!
    Executivo Investidor
    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu executivo! Não sabia que você tava no Canadá, bacana.

      Já pensei muito em mudar pro Canada sim, aliás acho que foi até um dos motivos de ter escolhido e área. To mandando uns Resumes por enquanto, nāo soa nada mal passar o Summer por aí, rs.

      Abraço.

      Excluir
  5. Boas metas. Tenho algumas muito parecidas como a dos idiomas, por exemplo. Quanto aos leilões de carros, meu pai faz algum dinheiro com isso, mas não é tão fácil quanto possa parecer. Algumas características como você não poder ligar o carro, podem fazer um desavisado levar gato por lebre. E vender carro usado não é uma coisa tão rápida e consome algum tempo no sentido de ter que mostrar o carro a interessados que no final acabam não comprando, entre outros. Mas é isso, te adicionei no blogroll e seguindo. Sucesso!

    ResponderExcluir
  6. ÓTIMO Post jovem , começando a acompanhar seu blog agora , se poder retribuir , abraços.

    ResponderExcluir