Como estão poupadores?
Sinceramente eu pensava que a blogosfera de finanças estava as moscas. Depois de muito tempo entrei aqui, e tive a grata surpresa de encontrar alguns corajosos blogs que não se renderam a modernidade de Instagram/Youtube/TikTok e afins, e continuam postando.
Alguns até retornaram das cinzas, como o blog do corey (e que provavelmente já sumiu novamente).
A quantidade de blogs é menor, mas visto minha expectativa que era zero me surpreendi até. Talvez esse seja o segredo da felicidade.
Eu não faço um post faz quase 3 anos. Isso é muito tempo. Não vou usar esse post para falar do que aconteceu na minha vida pessoal nesse período, pois ficaria muito grande. Claramente varias coisas mudaram nesse período, incluindo meu posicionamento em relação a varias coisas da vida, incluindo dinheiro.
Fazendo algumas breves reflexões, me aproximo dos 30 anos, e consigo refletir um pouco a primeira década como adulto da minha vida.
30 anos. Nem muito jovem, nem muito velho. |
Dinheiro é extremamente importante, mas não é tudo na vida. Talvez nem esteja entre as mais importantes. Existe um conjunto de pilares na nossa vida para ela funcionar de maneira adequada, e dinheiro é apenas um deles.
Refletindo em algumas coisas, deixei de aproveitar algumas coisas que poderia ter feito quando era mais jovem, mas deixei de fazer porque preferia juntar dinheiro e ver o patrimônio subindo.
Se por um lado foi isso que me fez chegar onde estou hoje em termos de patrimônio, por outro isso me fez perder alguma experiencias de vida enquanto era mais novo, e me fez ter uma qualidade de vida muito inferior do que poderia ter tido nesse tempo. Lembro que o próprio Viver de Renda comentou isso em algum post que esse foi um de seus arrependimentos, e fiz a mesma coisa.
Pra dar um exemplo, apenas esse ano me rendi a comprar um carro. Não comprei antes porque preferia ver o dinheiro aplicado e os juros subindo, e durante esse tempo usava um carro da familia quando estava disponível, e Uber.
Simplesmente fiz a maior compra da minha vida e gastei mais de 100 mil reais em um carro. E quer saber? Estou feliz pra caralho com a compra, e já deveria ter feito isso no mínimo 4 anos atrás.
Pra que serve o dinheiro se não for pra comprar momentos felizes, e facilidade?
Um carro básico custa mais de 100 mil reais em 2024. It is what it is. |
Apos fazer test drive em uns 10 modelos me decidi. Posso estar na fase de lua de mel ainda, mas estou contente. Quem sabe eu mude de opinião novamente no futuro. O que importa é que estou feliz nesse momento.
De qualquer maneira, só temos o presente para aproveitar. O passado já foi, e o futuro é apenas uma expectativa, que pode se concretizar ou não.
Meu maior desafio talvez seja aproveitar o presente. Agora que finalmente me sinto confortável com o patrimônio posso me preocupar menos com dinheiro, e mais com experiencias. Obviamente não estou "aposentado", mas pra diabos vou querer estar aposentado com menos de 30 anos?
Ser financeiramente independente ainda é um objetivo, parar de trabalhar não.
Enfim, estou cansado, e por hoje vai ser só isso nesse post.
Foda-se as finanças, e vai aproveitar a vida. É só não fazer nenhuma idiotice, talvez essa seja a parte mais difícil.
Dinheiro não tem limite, tempo sim.
Patrimônio investido em Novembro de 2024: R$855,821.05
Confesso que eu ainda leio e gosto dos blogs. Não dá para migrar para youtube ou tik tok. É diferente. Sei lá, as pessoas gostam de compartilhar histórias e pensamentos. Quase como um diário. O blog é um diário. O blogger nasceu para isso. E nós gostamos de ler. Ler com calma. Por isso estamos aqui.
ResponderExcluirJovem poupador, com 30 anos e quase 1 milhão na conta é um vencedor.
É difícil equilibrar gastos com economia. Eu comprei o meu "carro dos sonhos" em 2015 e fui muito feliz com ele até 2020.
ResponderExcluirAbraços.