sábado, 12 de maio de 2018

Fechamento Abril/2018 - R$19.697,17 (+ R$ 5.910,57 ou 42.88% )

Fala poupadores!

O último mês foi completamente louco pra e corrido pra mim, mas o blog continua de pé. Como já falei outras vezes, acho muito legal ver o crescimento mês a mês da carteira e a evolução, e pretendo continuar o blog por bastante tempo.

Queria ter mais tempo pra postar coisas que acho interessantes, fazer review de livros de finanças, comentar sobre assuntos que tenho interesse, independência financeira, etc, mas infelizmente a correria do dia a dia não deixa. Como isso aqui é 100% hobby o blog acaba ficando em último lugar.

De qualquer maneira, segue os valores atuais da carteira:

Finanças: O mercado das cryptos deu uma recuperada da queda imensa do mês passado, e o patrimônio deu uma recuperada legal esse mês. Destaque pra ETH que aumentou em mais de 90% do valor do fechamento do mês passado. 

Não olhei praticamente nada sobre cryptos ou finanças no último mês, não to com tempo e nem saco de ficar atrás de oportunidades e crescimento, então esse mês foi tudo no piloto automático, e provavelmente vai ficar assim por enquanto.

Não tive aporte esse mês por causa de gastos extras com viagens e presentes que mataram o aporte completamente. Mês os aportes devem normalizar, ou pelo menos assim espero. 

Criptomoedas:




Outras categorias e total:










Nesse mês tive um aumento de  R$5.913,91 no portfólio, o que corresponde a um aumento de 42.88%.
 
Estudos e Vida Profissional: Retornei com essa seção esse mês por causa  de uma ótima notícia: fui promovido, e o salário base agora será 1.1k maior do que o atual!

Eu venho me dedicando bastante na empresa em que trabalho desde que comecei, e assumindo até muitas responsabilidades para alguém com pouca experiência, e finalmente o retorno veio. 

A parte mais "louca" dessa história é que na mesma semana que recebi esse aumento eu passei em um processo seletivo para trabalhar em uma empresa pública (praticamente pra ter vida de concursado, mas com carteira assinada) pra ganhar mais do que o salário antigo no emprego atual, e por uns dias fiquei na indecisão de saber o que fazer, porque os prós do outro trabalho (ganhar mais e ter mais qualidade de vida) seriam muito melhores do que o salário antigo, mas com esse aumento acabei decidindo ficar onde estou atualmente.

Foi uma boa decisão? Só o tempo vai dizer. Sinceramente, tem dias que eu não aguento o trabalho por causa de tanta coisa pra fazer, por voltar tarde pra casa, por levar serviço pro final de semana, e em outros momentos eu gosto do que faço  e da experiência que estou adquirindo. O problema é que o trabalho me deixa com praticamente zero de tempo livre pra lazer ou pra estudar ou trabalhar em outras coisas que tenho interesse, e o estresse durante o tempo livre acaba me incomodando muito. Pelo menos agora vou ter +/- 1k pra adicionar na conta todo mês. Nada mal.

Social e vida pessoal: Mês diifícil por causa de grande pressão pra entregar as atividades do trabalho no prazo, foram finais de semana e noites praticamente perdidas trabalhando e pensando nisso, o que é horrível pro bem estar pessoal. 

Tenho pensado em comprar uma moto ou carro usado pra melhorar a qualidade de vida, perdendo menos tempo indo pro trabalho (atualmente gasto 20 minutos, mas poderia diminuir pra 10) e podendo sair mais no final de semana, mas só de pensar nos eventuais gastos (combustível, manutenção, depreciação, documentos, oportunidade de investimento perdida, etc) já acabo desanimando. É bem difícil achar um carro decente por menos 15k, e chuto que no mínimo gastaria uns R$ 500 com todos os gastos mensais, o que traria um grande impacto no patrimônio.

Comprar uma moto parece ser uma solução bem mais razoável, imagino que gastaria uns 7k pra comprar algo decente e o custo pra manter seria bem baixo, mas o conforto não é o mesmo e risco de um acidente que aconteça algo ruim é muito maior com uma moto. 

Sinceramente não sei o que faço. Por enquanto eu faço uso do combo ônibus + bicicleta + uber que é bem barato, mas em compensação eu não saio pra praticamente nada. Por enquanto vou continuar no mesmo esquema, mas provavelmente vou acabar comprando uma moto em alguns meses.

Abraço.







5 comentários:

  1. Que aporte em jovem, hahaha, parabéns pela promoção, é sempre bom ser reconhecido. Quanto ao carro, realmente mt difícil achar algo que preste por menos de 15k, eu não consigo aceitar pagar tanto num passivo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O dia que isso aí for só aporte já vou me considerar na metade do caminho da IF, hehe. O aumento veio por causa das cryptos que deram uma recuperada mês passado.

      Tbm não concordo em pagar tudo isso em um passivo.. vamos ver até quando consigo resistir comprar um.

      Excluir
  2. Grande aporte e parabéns pelo aumento, tbm recebi um (que não foi tão espontâneo quanto ao seu, mas ta valendo kkk). Quanto ao veículo, pense bem, esse ano vendi meu carro e não me arrependo. Talvez a moto seja a saída melhor, mas tbm a mais perigosa. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo aumento Jovem, continue focado que você vai longe, já tive esses problemas de trabalhar até mais tarde, fazer horas extras a contragosto e tudo mais, é destruidor pra saúde, tome muito cuidado com isso, se possível faça checkup 2 vezes ao ano ou ao menos 1 vez.

    Mais importante que entregar o trabalho no prazo é ter a saúde em dia.

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Jovem.
    Excelente aporte!! Está no caminho certo.

    ResponderExcluir