terça-feira, 9 de outubro de 2018

Fechamento Setembro/2018 - R$22.771,68 (+ R$ 2445,21 ou 12.03% )

Olá, poupadores. Atualizando essa pocilga depois de 5 meses pra não perder uma possível vaga no ranking de finanças.

Um resumo desses últimos 5 meses desse blog as moscas: queda nas cryptos.

Não tive experiência suficiente pra retirar o que investi no inicio do ano enquanto as cryptos eram uma grande parte do meu patrimônio na alta, e agora to amargando prejuízo como a maiores dos investidores dessa categoria no ano.

Fazendo as contas acho que investi por volta de 10k e atualmente está beirando os 6k. Poderia estar pior. Mas também poderia estar muito melhor caso eu não tivesse inventado moda e deixado a maioria em BTC, como eu tinha planejado inicialmente.

Meu patrimonio tá praticamente o ano inteiro estagnado na casa dos 20k. É por volta de 2k de aporte, e 2k de quedas na crypto nos últimos 4 meses. Finalmente nesse mês a queda parou e o aporte realmente fez um efeito.

Hora de comprar? Provável, porém não sei se quero investir ainda mais nessa categoria extremamente volátil. Ainda mais depois das quedas brutais desse ano.

Venho levando tudo relacionado as finanças praticamente no automático desde o começo do ano (jogar o que sobra no poupança é aporte?), mas não quero mexer em nada por enquanto estiver sem foco.

Os valores até o início de 09/10 ficaram assim com o valor do dólar cotado a 3.78:

Criptomoedas:



Outras categorias e total:


E é isso.

A vida profissional vai indo. Tem horas que vai tudo muito bem, e tem horas que é o caos é tão grande que dá vontade de abandonar tudo. 

Dei uma diminuída no ritmo depois que recebi um aumento (faz 4 meses que to recebendo a mais e meu patrimônio continua o mesmo, por causa do estrago das cryptos) porque descobri que não sou de ferro, e que não vou ser demitido (espero) e nem a empresa vai acabar caso eu deixe pra fazer uma tarefa no outro dia (o que eu realmente acreditava quando comecei a trabalhar...).

Metas e planejamento do ano praticamente abandonados. Foram 5 meses onde parece que eu não fiz nada, e entrei numa onda de ócio tremenda, mas aos poucos as coisas vão se arrumando.

Bateu uma vontade de comprar um carro de uns 18k mês passado, mas fazendo as contas era uma coisa que não faria o menor sentido, então vou levando as coisas como estão atualmente, vivendo como um pobretão sem carro. Vamos ver até quando eu aguento. 

Um abraço.

 

2 comentários:

  1. Jovem, será que não seria melhor começar na renda fixa até seu patrimônio ganhar mais "estrutura" e entrar na renda variável e depois nas criptos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito provavelmente Spark. Acabei me empolgando (assim como muita gente) com o boom das cryptos no final do ano passado achando que era uma oportunidade única de ficar rico e a alocação em crypto ficou completamente desproporcional com as outras categorias.

      Em compensação, acho que o aprendizado de ter "errado" foi muito maior do que teria sido caso tivesse deixado tudo na renda fixa por esse tempo.

      Excluir