quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Fechamento Janeiro/2019 - R$10,156.00 (-R$11,681.06 ou -53.49%)

Postagem a jato as 3 da manhã pra manter a regularidade e a vaga no ranking do Jovem Frugal, vamo que vamo.

Esse mês os valores estão bem fora do padrão porque tem muita coisa acontecendo na minha vida (o que é ótimo) e uns rolos com compra e venda de produtos. A organização das finanças acabou ficou em segundo plano. Oh well.

Carteira de criptomoedas:



Sinceramente nem olho mais pra isso. Só olho os valores no fechamento mês no site do coinmarketcap.com e jogo na planilha. Praticamente nem estou considerando esse valor na minha mente mais, mas coloco aqui pra ter um controle e poder acompanhar mensalmente ao menos.

Outras categorias e total:



Pontos importantes de destacar nesse mês:

Finalmente tirei a maioria do dinheiro que estava na poupança e joguei na NuConta simplesmente por que rende mais, e posso usar pra pagar boletos e as faturas facilmente. A rentabilidade é 6.4% ao ano e a da Poupança estava um pouco abaixo nos 5% ultimamente se não me engano, então não preciso nem justificar essa decisão.

Estudei um pouco sobre FIIs e Açôes: Finalmente tomei vergonha na cara e fui atrás pra entender de como FIIs funcionam. Onde eu estava com a cabeça de jogar 5k em Bitcoin em meados de 2017 ao invés de jogar em FIIs ou TD? Não faço a minima ideia. Pensar no curto prazo é prejudicial sem um plano concreto.

Na época eu acabei chegando a triplicar o que investi em criptomoedas, mas não realizei o lucro porque tinha uma visão de investidor de ações e FIIs pensando no longo prazo. Não reclamo porque o aprendizado foi bem grande e tenho certeza que quedas futuras não vão me afetar tanto. O ideal é aprender com o erro dos outros, mas já que o erro foi meu o que resta é aprender.

Viajei novamente pro exterior: Não sai muito esse mês, mas peguei alguns dias de férias que ficaram faltando pegar e fiz uma outra baita viagem. Na minha opinião viajar é um dos melhores investimentos que se pode fazer: se conhece gente nova, lugares novas, outras culturas e abre a mente. Esse gasto entra dentro da categoria "Investimento pessoal".

Como eu ando ultimamente viajando por aí

Não vou entrar em detalhes de onde fui e o que fiz porque esse é um blog de família (se fosse de putaria dava mais audiência), mas valeu muito a pena. Eu troco 3k da minha conta fácil pra ter essa experiência novamente. Principalmente depois de um ano em que entrei em uma depressão fudida e não fiz praticamente nada.

Tenho 4 produtos da Apple pra vender hoje comigo. Eu não uso iPhone no Brasil porque sei que posso ser assaltado a qualquer momento e perder um dinheiro alto de uma vez. Então eu compro ele, uso durante a viagem, e vendo pelo preço médio de usado aqui no Brasil. Isso não é ilegal e ajuda bastante com os gastos da viagem (passagem, alimentação, hospedagem) dependendo da onde você for.

Se eu vender todos eles pelo preço médio do Mercado Livre eu acho que consigo uns 13k. E olha que isso é vendendo em um preço pra vender mesmo, vejo gente vendendo por mais por aí.

Ou seja, o patrimônio que eu tenho hoje provavelmente é de 23k (10k + 13k). Nāo é nem perto de onde quero chegar, mas nada mal.



E provavelmente a notícia mais importante desse mês: arrumei outro emprego.

Depois de diminuir um pouco as expectativas acabei encontrando uma vaga e recebendo uma oferta pra trabalhar em outro lugar pra ganhar praticamente o dobro bruto do que eu ganho atualmente. Ainda estou falando com outras empresas, inclusive de fora do país, mas  já aceitei essa oferta.

Cheguei pro meu chefe e dei a notícia de que iria sair.

Sabe o que eu falei?

Muito obrigado pela oportunidade.

Apenas isso. Se você já leu alguns dos apuros que já passei, eu tenho plena consciência que poderia ir pro Ministério do Trabalho e pedir uma indenização por causa das condições de trabalho e irregularidades (não tem relógio de ponto, não assina a carteira durante os primeiros meses, é normal funcionário virar a noite na empresa), mas não vou fazer isso.

Networking é praticamente tudo no mundo profissional, e simplesmente não acho que vale a pena queimar uma ponte dessas pra ganhar um valor que vai te deixar marcado depois na sua carreira.

E querendo ou não aprendi muito colocando a mão na massa nas coisas que fiz.

Não quero entrar em detalhes, mas a parte que eu mais cheguei a trabalhar influencia no mínimo 50 mil clientes por mês no Brasil de uma empresa da Bovespa, e aguentei fazer meu trabalho praticamente sozinho sem muita experiência na época.

Com 1 ano de experiência eu fui jogado pra trabalhar tocando praticamente sozinho a parte técnica de uma parte que influencia uns 500 mil clientes de uma outra grande empresa da bolsa.

O quanto eu ganhei por isso? Em torno de 2 mil líquidos no primeiro ano, e 3 mil líquidos a partir da metade de 2018. Você faz ideia do quanto meu chefe deveria estar ganhando com o meu trabalho? Pois é.

Reação dos chefes que conseguem mão de obra qualificada barata

Hoje eu tenho plena consciência do valor que eu posso agregar pra qualquer empresa com meu trabalho. Vou mudar de cidade pra aprender mais e conhecer mais gente, mas o objetivo não é ser empregado por muito tempo. Eu já estudei muito, li muitos livros e conheço muita gente com menos preparo que eu se dando muito bem porque colocou a mão na massa e executou algo.

Eu quero nos próximos meses (e anos) colocar a mão na massa e ganhar muito pra estar bem confortável em alguns anos. Não tenho o menor problema em trabalhar, mas tem que valer a pena financeiramente. Eu já sei o que quero e aonde quero chegar.

"Se você quer chegar onde poucos chegam, tem que fazer o que poucos fazem".

5 comentários:

  1. Fala Jovem Poupador...
    Viajar realmente é muito bom, ainda mais para outros países...
    Qualquer dinheiro investido em viagem é um dinheiro bem gasto.
    Um abraço meu camarada..!!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Investidor sem Noção.

    Dinheiro deve ser gasto com conhecimento, experiência de vida e networking. Viajar se encaixa nessas 3 coisas. Logo logo esse dinheiro gasto volta.

    Já até to de olho na próxima. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Por que você acha que a NuConta rende 6.4%?

    E sobre os Iphones, ta vendendo por quanto? Dá pra lucrar algum dinheiro com esse esquema? Alias, você compra no exterior e ele funciona no Brasil direitinho?

    Acompanhando.

    ResponderExcluir
  4. Sou trader e opero na Bolsa de Valores! Muito legal o post. Fiz o curso do THTRADER e por ele pude começar a ter ganhos consistentes no mercado. Quem quiser conhecer: https://thtrader.com.br, indico!

    ResponderExcluir
  5. Olá, No campo das finanças, investimentos e empréstimos entre indivíduos especializados, ofereço meus serviços a todas as pessoas de bom caráter e, acima de tudo, capazes de cumprir suas obrigações. Estou subindo nas seguintes áreas: Pessoal, Consolidação, Reorganização, Comercial, Estudante, Carros, Diversos / Outros, Negócios, Agricultura, Informática, Empresa de Serviços de Propriedade Intelectual, Industrialistas, Negócios artistas, moda, medicina, mídia, hipoteca, imóveis a uma taxa de juros de 3%.
    -Whatsapp número: +33 7 55 13 33 12
    _Aqui está o nosso endereço: pierredubreuil35@gmail.com

    ResponderExcluir